Lula pode ganhar no primeiro turno, aponta pesquisa Genial/Quaest

Riselda Morais

Lula

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin venceriam eleições no primeiro turno, aponta pesquisa Genial/Quaest.

Lula tem 46% das intenções de voto e chance de vencer Bolsonaro no primeiro turno das eleições à presidência

    De acordo com a pesquisa eleitoral Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 11 de maio, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT) tem chances de vencer a eleição para Presidência da República ainda no primeiro turno das eleições.

  Considerando um cenário com oito pré-candidatos Lula aparece com 16 pontos na frente de Jair Bolsonaro (PL). Além do mais, mesmo somando todos os candidatos, alcançariam 44% das intenções de voto, logo o petista tem ainda 2% a mais nas intenções de votos. Considerando esse cenário, portanto, Lula se elegeria presidente no primeiro turno.

   No entanto, de acordo com a pesquisa, considerando a margem de erro, dois pontos percentuais para mais ou para menos, existe a chance da disputa ir para o segundo turno.

   Mas considerando o cenário mais amplo da pesquisa de intenção de voto para presidente, Luiz Inácio teria  46% e derrotaria Bolsonaro que teria 29%.

O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro com 7% das intenções de voto.

  Entretanto, de acordo com a pesquisa, o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) e André Janones (Avante) aparecem empatados com apenas 3% das intenções de voto.

Confira abaixo:

  1. Lula (PT): 46%
  2. Jair Bolsonaro (PL): 29%
  3. Ciro Gomes (PDT): 7%
  4. João Doria (PSDB): 3%
  5. André Janones (Avante): 3%
  6. Simone Tebet (MDS): 1%
  7. Felipe D’Ávila (Novo): 1%
  8. Luciano Bivar (UB): 0%
  9. Branco, nulo e não vai votar: 6%
  10. Indeciso: 3%


A pesquisa aponta que 18% dos eleitores que votaram em Bolsonaro nas eleições passadas pretendem votar em Lula.

Aponta ainda que os eleitores avaliam que o presidente erra ao propor enfrentamento institucional, pôr em xeque a credibilidade das urnas eletrônicas e ao perdoar deputado condenado pelo Supremo.

Nessa pesquisa foram entrevistadas 2 mil pessoas, presencialmente entre os dias 5  e 8  de maio.

Tradução »