Governo de SP promove Seminário de Prevenção e Proteção para Calamidades Públicas e Emergências

Secretária Célia Parnes (Desenvolvimento Social) e o coronel Walter Nyakas Júnior (Casa Militar e Defesa Civil). Foto: SADS

O objetivo é capacitar 1.000 agentes da Defesa Civil e da Assistência Social para atuarem em situações de desastres

Secretária Célia Parnes (Desenvolvimento Social) e Defesa Civil no Palácio dos Bandeirantes. Foto: SADS

    A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social realizou nesta quarta-feira, (07/08), o Seminário de Prevenção, Atendimento e Pós-atendimento em situações de Calamidades Pública e Emergências, no Palácio dos Bandeirantes, em parceria com a Defesa Civil. O objetivo é capacitar cerca de 1.000 agentes da Defesa Civil e da Assistência Social para atuarem em situações públicas de desastres. Desta primeira capacitação participaram cerca de 150 servidores dos 39 municípios da Grande São Paulo.

       No evento, foi assinado um protocolo de intenções entre a Secretária Célia Parnes (Desenvolvimento Social) e o coronel Walter Nyakas Júnior (Casa Militar e Defesa Civil) para implantação, integração e disseminação dos serviços e ações de proteção social e assistência social em cenários dessa natureza.

      Pela primeira vez o Estado de São Paulo terá um programa de prevenção e proteção social para situações públicas de calamidades e de emergências, com a participação da “Assistência Social”.

      Para isso o Governo vai promover a integração e a capacitação dos agentes de proteção e Defesa Civil e técnicos da Assistência Social dos 645 municípios paulistas. A finalidade é prepará-los para trabalharem de forma conjunta quando houver algum tipo de ocorrência, como também na remoção de moradores de área de risco, que foram atingidos por desastres provocados pelas fortes chuvas, inundação, alagamentos, pelo frio intenso, acidentes químicos, queimadas, por exemplo, inclusive desenvolvendo ações de assistência humanitária.

“Iniciativas como essa, voltadas à prevenção e atendimento das ocorrências em situações de calamidades públicas e emergências são fundamentais. Sabemos que, embora não possamos nos responsabilizar pelas intempéries naturais como ventos, chuvas, inundações e tantos outros, podemos reduzir seus danos por meio de ações articuladas de prevenção, atendimento, pós-atendimento na implantação do serviço de proteção social quando tiverem essas ocorrências, foco deste seminário e deste plano de ação”, afirmou Célia Parnes.

Linhas de atuação:

 1) prevenção às situações de calamidades e emergências, tais como: instituição de planos municipais de contingência, remoção das pessoas das áreas de risco, capacitação permanente dos agentes, ações educativas, construção de rede de voluntários;

2) atuação em emergência com postos de cadastramento, acolhimento emergencial, encaminhamento à rede de saúde (quando houver necessidade), distribuição de kits de limpeza; kits dormitório (colchões, cobertores e lençóis) kit higiene pessoal, água potável  e roupas.

3) Pós–emergência com encaminhamento para atendimento psicossocial; concessão de benefícios eventuais, eventual contratação emergencial de profissionais para atuarem nas calamidades.

Segue abaixo o calendário dos cursos de capacitação ministrado para os agentes de proteção e Defesa Civil e para os técnicos da Assistência Social dos municípios paulistas: 

  • 07/08/2019 com os 39 municípios da Região Metropolitana de SP.
  • 14/08/2019 – Região Administrativa de São José dos Campos (Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte – 39 municípios);
  • 29/08/2019 – Região Administrativa da Baixada Santista e Vale do Ribeira (24 municípios)
  • 03/09/2019 – Região Administrativa de Campinas
  • (43 municípios)
  • 05/09 – Região Administrativa de Itapeva e Avaré (34 municípios)
  • 10/09/2019 – Região Administrativa de Sorocaba e Botucatu
  • (44 municípios)
  • 17/09 – Mogiana e Piracicabana  (47 municípios) 
Tradução »