Casos de feminicídios aumentam em São Paulo e expõem a cultura machista latino americana

7

Riselda Morais

Feminicidio

Feminicídios aumentaram na cidade de São Paulo e em todos os estados brasileiros

        “A violência contra a mulher é um problema que a gente só vai resolver, a hora que todos se conscientizarem que todas tem que ser tratadas com respeito”, enfatizou a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Cidade de São Paulo, Berenice Maria Gianella, durante ação de Prevenção da Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres. 

      A Coordenação de Políticas para Mulheres atendeu o público acolhendo denúncias de violência e orientou as mulheres sobre os seus direitos, incluindo esclarecimentos sobre a rede de proteção à mulher, durante um mutirão no sábado (11) no bairro de Itaquera.

      O número de feminicídios na cidade de São Paulo teve um aumento de 76% nos primeiros três meses de 2019, foram 37 vítimas fatais, a maioria das vítimas tinha algum vínculo com o assassino e 26 feminicídios ocorreram dentro de casa.

      Em 2018, foram registrados 119 casos de feminicídios entre os meses de janeiro a novembro, aumento de 26,6% em relação no mesmo período de 2017 quando foram registrados 94 casos de feminicídios.

       A nível nacional, o número de feminicídios também aumentou em todos os Estados brasileiros.

Violência contra a mulher, tem uma taxa de letalidade de 60% em 2 meses

feminicídios
Ilustração

Foram noticiados nos primeiros dois meses, 344 casos  de violência contra a mulher, com uma taxa de letalidade de 60%, sendo 207 feminicídios e 137 tentativas, segundo levantamento do doutor em Direito Internacional pela USP, Jefferson Nascimento.

     A maioria dos feminicídios íntimos acontecem quando a mulher resolve romper o relacionamento abusivo, que muitas estão sendo vítimas há anos, mas a cultura machista faz o “homem” se sentir contrariado e desafiado por sentir-se dono da mulher, como coisa sua e a sentencia com a frase possessiva: “Se não for minha, não será de mais ninguém”, chegando ao extremo de matá-la.

      Para Berenice, a violência contra a mulher precisa ser trabalhada no aspecto do machismo preponderante na sociedade, que é mais forte na América Latina. “A cultura machista Latino Americana, ainda é algo que permeia as relações entre as pessoas”, afirmou.

      A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Cidade de São Paulo possui uma Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.

Berenice esclareceu que “nos Centros de Cidadania da Mulher (CCM), Centros de Referência à Mulher (CRM) e nos Centros de Defesa e Cidadania da Mulher (CDCM), a mulher será acolhida por profissionais capacitados, informada sobre seus direitos e encaminhada para os serviços necessários, como apoio psicológico e assistência jurídica”, disse. 

      Quando a mulher já sofreu algum tipo de ameaça, em casos com risco de morte, Berenice esclarece que “a vítima será encaminhada para uma Casa Abrigo, com endereço sigiloso” garantiu ela e acrescentou que “a mulher poderá estar acompanhada dos filhos (as), menores de 18 anos.

    A mulher vitima de violência doméstica, seja a agressão verbal ou física também poderá solicitar medida protetiva, para afastamento do agressor – a medida pode ser requerida nos centros, delegacias ou diretamente no GEVID (Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica)”.

    Mulher, não sofra em silêncio, busque ajuda. O preço do seu silêncio pode ser a sua vida!

Denuncie, ligue 180!

7 thoughts on “Casos de feminicídios aumentam em São Paulo e expõem a cultura machista latino americana

  1. Attractive component to content. I just stumbled upon your web site
    and in accession capital to assert that I get actually enjoyed account your blog posts.
    Any way I will be subscribing in your feeds or even I fulfillment you get admission to consistently rapidly.

  2. Hello! This is kind of off topic but I need some advice from an established blog.

    Is it difficult to set up your own blog? I’m not very techincal but I can figure things out pretty fast.
    I’m thinking about making my own but I’m not sure where to start.
    Do you have any tips or suggestions? With thanks

  3. Olgun Hatun Sevişme Film Full izle. wattmin 1 sene ago.
    0 Views 0 Comments 1 Likes. lezbiyen erotik seks siksin kovboy film zenci olgun üvey anne alt yazılı büyük memeli liseli
    sikiş indir Olgun Hatun Sevişme Film Full izle buruşuk am yalama pakize suda playboy mature sex güzel seksi
    izle yatakta h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tradução »