Carnaval de Rua 2023 deve reunir 15 milhões de foliões

Carnaval de Rua

Blocos de Rua.

Programação prevê 511 desfiles, sendo que 36 deles são megablocos (aqueles com expectativa acima de 40 mil pessoas)

    Com 511 desfiles espalhados por todas as regiões da capital e atrações como Lexa, Luísa Sonza, Pabllo Vittar, Pocah e Michel Teló, o Carnaval de Rua 2023 promovido pela Prefeitura de São Paulo deve reunir 15 milhões de foliões na cidade. O anúncio do plano de ações para realização da festa foi feito pelo prefeito Ricardo Nunes na manhã desta quinta-feira (02).

    Segundo o prefeito, a festa na capital será livre, democrática e descentralizada. “São muitas pessoas participando da organização, cuidando da infraestrutura, segurança, saúde e, também, temos o foco em ações relacionadas ao trabalho infantil e ao assédio”, explicou Ricardo Nunes.

   A festa na cidade acontece nos dias 11 e 12 de fevereiro (pré-Carnaval), de 18 a 21 de fevereiro (Carnaval) e nos dias 25 e 26 de fevereiro (pós-Carnaval), com patrocínio oficial da AMBEV, que ganhou o edital de patrocínio pelo valor ofertado de R$ 25.629.600,58.

“O Carnaval de rua é a maior ação de políticas públicas da Prefeitura e, realmente, a maior operação da cidade! É gratificante ver como o objeto principal, a cultura, une desde o serviço de saúde, CET, PM e vários outros órgãos com um único objetivo. E isso acontece porque na ponta, os verdadeiros fazedores do carnaval de rua, os blocos, também estão nessa empreitada de levar cultura e alegria para todos os cantos da cidade e, cada vez mais, tendo atuação sociocultural durante o ano inteiro”, afirmou a secretária de Cultura, Aline Torres.

   Ao todo, foram cerca de 670 desfiles cadastrados. A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) registrou o cancelamento de 154 e apenas três desfiles ainda não foram publicados. A próxima lista será divulgada no Diário Oficial, na sexta-feira (03), e poderá sofrer alterações de última hora, como cancelamentos, mudanças de horários e de trajetos. Os blocos inscritos podem cancelar os seus desfiles até o dia 6 de fevereiro. 

“É no Carnaval que mostramos nosso melhor lado como brasileiros, nos unimos atrás de blocos pelas ruas e mostramos, em nossa campanha e nas ações com o consumidor, toda nossa criatividade e alegria, algo que só quem é brasileiro consegue fazer. Pela primeira vez, em nossa história de mais de 130 anos, vamos participar das festas espalhadas por todo o Brasil. E, mais importante ainda, como a principal apoiadora da folia em São Paulo, nessa celebração que cresce a cada ano na cidade. Isso é um marco, ainda mais em um evento que volta a sua plenitude após dois anos de interrupção e tem um impacto importante para todo ecossistema da cidade e do País.”, comentou Maurício Landi, diretor de marketing de Brahma.

Blocos por região

   A divisão por região/subprefeitura, até o momento, é a seguinte: na Zona Oeste, são 145 desfiles, sendo 74 em Pinheiros, 47 na Lapa e 24 no Butantã. No Centro, o total é de 121 desfiles. Na Zona Sul, um total de 102 desfiles, sendo 32 na Vila Mariana, 18 no Ipiranga, 17 em Santo Amaro, 15 no M’Boi Mirim, 8 na Capela do Socorro; 5 em Campo Limpo; 3 em Cidade Ademar; 3 no Jabaquara, 1 em Parelheiros. Na Zona Norte, são 76 desfiles, sendo 21 em Santana/Tucuruvi, 18 na Freguesia do Ó, 15 na Casa Verde, 7 no Jaçanã, 7 em Pirituba, 5 na Vila Maria e 3 em Perus. Na Zona Leste, são 68 desfiles, sendo 16 na Mooca, 14 na Penha, 8 em São Miguel Paulista, 6 em Itaquera, 6 no Itaim Paulista, 6 em Cidade Tiradentes, 3 em Aricanduva, 3 em Ermelino Matarazzo, 2 em Guaianases, 2 na Vila Prudente, 2 em São Mateus, 2 em Sapopemba.

   No circuito dos megablocos estão a Rua da Consolação, Av. Luís Dumond Villares, Av. Brigadeiro Faria Lima, Av. Marquês de São Vicente, Av. Pedro Álvares Cabral e R. Laguna. Já nos circuitos de blocos grandes e médios estão a Av. Helio Pellegrino, R. Henrique Schaumann, Av. Paulo VI/Sumaré e Av. Ver. Abel Ferreira.

Neste ano, não haverá desfiles no Largo da Batata e nas avenidas Engenheiro Luiz Carlos Berrini e Tiradentes.

Blocos estreantes

   Em 2023 teremos 57 novos blocos desfilando pelas vias da capital. Foram considerados como novos aqueles que nunca desfilaram no Carnaval de Rua da cidade ou nunca tiveram os desfiles autorizados pela Prefeitura de São Paulo, ou seja, aqueles que não realizaram o cadastro em edições anteriores.

Destaques

   No Pré-carnaval (10 a 12/02), desfilam os blocos Bangalafumenga, Casa Comigo, Sargento Pimenta, todos no dia 11, e os blocos Gambiarra e Chá da Alice, dia 12, em Pinheiros; Bloco da Pocah, dia 11, em Santana/Tucuruvi; Bloco da Lexa, na Lapa, no dia 12; Monobloco, dia 12, na Vila Mariana; Bloco Domingo Ela Não Vai, dia 12, na Sé; e Bloco Modo Surto, com Luísa Sonza, dia 12, em Santo Amaro.

   Durante o Carnaval, entre 18 e 21/02, desfilam pela Vila Mariana o bloco Agrada Gregos, dia 18, o Bloco da Pabllo, dia 19, e o Bloco Pinga Ni Mim (Villa Country), dia 20. Em Pinheiros: o Bloco das Gloriosas, dia 18; Bloco Bem Sertanejo, com Michel Teló, dia 19; e Bloco Filhos de Gil, dia 20. Na terça, 21, o Bloco da Pagu chega à Sé.

   No Pós-carnaval (25 e 26/02), desfilam o BumbáBloco, dia 25, em Santana/Tucuruvi; o Bloco Que Casar Que Nada, dia 18, em Santo Amaro; Bloco Não era Amor era Cilada, em 26, em Pinheiros; e o Bloco da Pretta, dia 26, na Vila Mariana.

Relacionadas

Carnaval de São Paulo 2023

Tradução »