Comemorações terá remontagem histórica do Grito de Dom Pedro I no Parque da Independência e desfile cívico-militar na Avenida D. Pedro I
A Independência do Brasil proclamada por D. Pedro I, em 7 de setembro de 1822, emancipou o Brasil de Portugal. Neste dia, às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo, Dom Pedro ergueu sua espada e gritou “Independência ou Morte”, frase hoje conhecida como “Grito do Ipiranga”.
Independência do Brasil teve assinatura feminina
Anteriormente, em 2 de setembro de 1822, cinco dias antes do Grito, a Independência do Brasil foi assinada, não por D. Pedro, mas sim, por Maria Leopoldina.
Sabe-se no entanto que, durante a viagem de D. Pedro a então província de São Paulo, Leopoldina permanece no Palácio Imperial no Rio de Janeiro e, como regente do Brasil, convoca e preside uma reunião com o Conselho de Estado na qual sanciona a deliberação para que fosse Proclamada a República.
Portanto, mostra a história que Carolina Josepha Leopoldina d’Áustria foi a primeira mulher a presidir o Brasil mesmo que por curto período de tempo.
Mas, ao passo que a história vai sendo contada, esse fato muitas vezes, parece ser ignorado. E mesmo neste, 02 de setembro de 2022, duzentos anos depois, os créditos da Independência continuam sendo comemorados para Dom Pedro I, enquanto a assinatura documentada na história é de Maria Leopoldina.
Comemorações do Bicentenário em São Paulo
Como parte do Projeto Vozes da Independência, a Prefeitura de São Paulo tem mais de 50 atividades na programação comemorativa do Bicentenário que estará presente em mais de 200 pontos da cidade.
Conforme programação o evento contará com atividades artísticas, marcadas por vozes diversas, dentre elas, música, teatro, cinema, artes visuais, literatura, dança, intervenções artísticas e debates.
Destaques para o Parque da Independência e o desfile cívico-militar na Avenida D. Pedro I
De acordo com a programação, o tradicional desfile cívico-militar de 7 de setembro, será realizado na Avenida D. Pedro I, das 9 h as 11h. Além da presença de autoridades e grupos integrantes da sociedade civil, o evento terá a parceria do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira.
O evento contará também com participações dos Paraquedistas Cometas, da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira e da Cavalaria do Exército com uniforme oficial dos Dragões da Independência.
No Parque da Independência às 15h haverá o espetáculo Vozes da Independência, para recontar a história do Grito do Ipiranga. O ator Caco Ciocler encenará de forma apoteótica o personagem de Dom Pedro I.
A remontagem histórica é, acima de tudo, uma encenação a céu aberto que aborda, de forma lúdica, os processos e personagens históricos importantes que fazem parte da história e da independência do Brasil. Nesse sentido, o público poderá perceber, principalmente, quais estruturas se alteram e quais se perpetuam até os dias atuais. O objetivo é, principalmente, valorizar a cultura brasileira e sua importância na construção social, cultural e econômica do país.
Para você
Manifesto em Defesa da Democracia: Leitura da Carta as brasileiras e aos brasileiros em SP
SMS define protocolos para prevenção e controle da Monkeypox em estabelecimentos comerciais
Fernanda Montenegro se emociona ao celebrar 10 anos do Teatro Fernando Torres