AFNE realiza 2 milhões de atendimentos em saúde na região central de São Paulo

A organização é responsável pela gestão da Atenção Básica na região central da cidade há sete meses, desde que celebrou contrato com a prefeitura

A Associação Filantrópica Nova Esperança (AFNE) é uma organização social responsável pelo gerenciamento e execução de serviços de saúde em unidades da região central da capital paulista, a partir de contrato firmado com a Prefeitura do Município de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Desde janeiro de 2022, a AFNE realizou cerca de 2 milhões de atendimentos em unidades e serviços de saúde, que juntas somam aproximadamente 3,5 mil colaboradores. Além disso, a associação deu suporte à comunidade com 44 tipos de serviços, desde Atenção Básica à especialidades e urgência e emergência.

“O número de atendimentos realizados nesse período é bastante significativo e marca apenas o início da nossa parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Nós temos como objetivo qualificar os atendimentos de saúde no território em que atuamos e, para isso, a AFNE trabalha de maneira humanizada e com a melhoria contínua dos serviços”, conta Lucas Sartori, vice-presidente da AFNE.

Atenção Básica

Na região central, a AFNE administra as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Bom Retiro, Boracea, Santa Cecília, Cambuci, Humaitá, Nossa Senhora do Brasil, República e . Em sete meses de contrato com a Prefeitura de São Paulo, a entidade realizou mais de 550 mil atendimentos nesses equipamentos, que atuam de maneira preventiva, com atenção primária à saúde individual, familiar e coletiva.

A AFNE também gerencia as unidades de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Boracea, Complexo Prates, Especialidade Santa Cecília e , que atendem pessoas com doenças ou agravos de baixa e média complexidade sem necessidade de agendamento. Nesses AMAs, a AFNE já realizou cerca de 185 mil atendimentos nas áreas de clínica médica, pediatria, cirurgia geral ou ginecologia.

A associação também gerencia sete Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF): Bom Retiro, Boracea, Cambuci, Nossa Senhora do Brasil, República, Santa Cecília e . Os NASF são constituídos por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que atuam de maneira integrada, apoiando os profissionais das Equipes Saúde da Família e das Equipes de Atenção Básica, compartilhando as práticas e saberes em saúde nos territórios sob responsabilidade destas equipes.

A AFNE sabe da importância de uma vida saudável. Por isso, promove a saúde de dentro para fora, incentivando seus colaboradores a adotarem tais hábitos por meio do projeto Vida Saudável, onde o NASF, por meio de uma equipe multidisciplinar, compartilha informações relevantes e um plano de atividades físicas e nutricionais que visam a saudabilidade de quem cuida.

Atenção psicossocial, álcool e drogas

Já os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) oferecem serviços de saúde mental à comunidade, com equipe multiprofissional que atua sobre a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, muitas vezes em vulnerabilidade social. A AFNE administra os CAPS AD IV Redenção, AD III Prates, Adulto III Sé, AD III Centro, AD III Armênia, AD III Boracea e Infanto Juvenil III Sé Amorzeira, que desde o início do contrato celebrado com a prefeitura já realizaram cerca de 55 mil atendimentos.

Além disso, há o Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica (SIAT), que faz parte do Programa Redenção, uma ação integrada de serviços, da saúde à assistência e desenvolvimento social, voltado para o acolhimento, tratamento, qualificação profissional e reinserção de pacientes que sofrem com a dependência de substâncias psicoativas. A AFNE é responsável pela administração dos SIATs II Armênia e II Glicério, que atenderam aproximadamente 40 mil usuários.

Urgência e emergência

O Hospital Santa Dulce dos Pobres, popularmente conhecido como Hospital Bela Vista, é outra unidade de saúde gerenciada pela AFNE. O hospital atende urgências e emergências, além de oferecer internação por especialidades e tratamentos intensivos. Desde que a AFNE assumiu a administração do hospital, em novembro de 2021, 700 atendimentos foram realizados.

Além disso, a associação conta com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vergueiro, de Porte lIl, com capacidade para realizar cerca de 15 mil atendimentos mensais, a unidade oferece atendimento 24 horas e possui 23 leitos, incluindo os de observação e de isolamento (adulto e infantil) para pessoas acometidas por quadros agudos de natureza clínica e primeira intervenção para os casos cirúrgicos e de trauma. Também possui o Pronto Socorro Municipal (PSM) Barra Funda, que oferece atendimentos e consultas de urgência na região. Durante a gestão AFNE, esse equipamento de saúde realizou mais de 185 mil procedimentos.

Reabilitação

Por fim, a AFNE também administra o Centro Especializado em Reabilitação (CER) III Sé, que oferece atendimento especializado para pessoas com deficiência que necessitam de reabilitação, com o objetivo de desenvolver seu potencial físico e psicossocial. No CER, quase 3,5 mil pacientes são atendidos pelas equipes do Programa Acompanhante da Pessoa com Deficiência (APD), cujo objetivo é apoiar esses usuários na busca por autonomia.

AFNE em Ação – Programa de Voluntariado

Além de gerenciar as unidades e serviços de saúde, a entidade desenvolve o projeto AFNE em Ação, movimento de voluntariado que busca incentivar a solidariedade entre colaboradores, parceiros e pessoas que se identificam com as causas sociais.

A iniciativa desenvolve ações como a campanha de arrecadação de agasalhos, especialmente em datas comemorativas e simbólicas como Páscoa, chegada do inverno, Dia das Crianças e Natal, cujas doações impactam positivamente pessoas vulnerabilizadas e moradores da região central de São Paulo. A ação distribuiu 3,5 mil cobertores e peças de roupa neste ano, até o momento.

Outras iniciativas são as campanhas de promoção à saúde, como o incentivo à doação de sangue durante o Junho Vermelho, chamada de AFNE em Gotas. A campanha, que tem promoção e apelo global, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue para salvar vidas. Uma única doação pode salvar até quatro vidas.

Saiba mais sobre a Associação Filantrópica Nova Esperança (AFNE)

Entidade filantrópica fundada em 2003, detentora de título de utilidade pública e CEBAS, com foco em promover e desenvolver gestão de saúde. Em São Paulo, a AFNE é responsável pelo gerenciamento e execução de serviços de saúde em unidades da Supervisão Técnica da Santa Cecília e na Sé, além do Hospital Municipal Santa Dulce dos Pobres, na Bela Vista, a partir de contrato firmado com a Prefeitura do Município de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Tradução »