Instituição alertar população sobre como as doenças renais se desenvolvem e a importância do tratamento precoce
A Santa Casa de São Paulo promove no Dia Mundial do Rim ação para conscientizar os pacientes sobre os cuidados que evitam o desenvolvimento de doenças renais crônicas e atender população com fator de risco. O evento acontecerá no dia 14 de março, das 08h às 12h, no Saguão do Hospital Central na Rua Dr. Cesário Mota Junior, 112 – Vila Buarque, São Paulo.
As orientações e atendimentos para pessoas que comparecerem ao local será prestado gratuitamente. A equipe de médicos da Unidade Renal, enfermeiros e outros profissionais farão aferição de opressão e encaminhamento ambulatorial aos casos de risco.
“Pessoas cuja pressão é alta, possuem diabetes e estão acima do peso já se encontram no grupo de risco e devem procurar um especialista para diagnostico precoce e acompanhamento periódico. Alguns exames podem diagnosticar falhas nos rins, dois dos mais simples são o de sangue e de urina”, comentou Dr. Luiz Antonio Miorim, coordenador do projeto e chefe da Unidade Renal da Santa Casa.
Dr. Miorim faz um alerta sobre os sintomas que detectam o desenvolvimento da doença renal, como pressão alta, inchaço ao redor dos olhos e nas pernas, fraqueza constante, dificuldade de urinar, queimação ou dor ao urinar, urinar muitas vezes, urina com aspecto sanguinolento, urina com muita espuma, dor lombar e histórico de pedra nos rins. Os rins são os responsáveis pela filtração do sangue no corpo, o que elimina os excessos de água, sal e substâncias malignas ao organismo.
O médico ressalta ainda que a maioria da população só tem conhecimento da doença quando as funções renais já estão comprometidas, se descoberto em estágio avançado, o paciente necessita realizar tratamento específico, como a diálise.
De acordo com a Nefrologia da instituição, no Brasil existem 20 milhões de pessoas que sofrem de problemas renais. Ano passado, cerca de 110 pessoas foram atendidas, a Unidade espera acolher o dobro em 2019.