O distrito de São Miguel Paulista é a região da Capital onde mais se usa a bicicleta como meio de transporte. Segundo a pesquisa Origem Destino do Metrô de 2017, são realizadas lá cerca de 7,5 mil viagens diárias de magrela. Entre os motivos, o bairro é convidativo às pedaladas e, por ser na periferia, o transporte público acaba consumindo boa parte do orçamento familiar.
Para potencializar as bicicletas também para gerar renda na região, o Instituto Aromeiazero, com apoio da Fundação Tide Setúbal, vai realizar o curso gratuito, Viver de Bike, destinado a 15 moradores e moradoras locais com interesse para iniciar um trabalho partir do uso da bicicleta.
O curso terá 32 horas de duração, com metade das aulas voltada para ensinar mecânica básica de bicicletas. A outra metade vai abordar o potencial de geração de renda com bicicletas com temas de educação financeira e segurança viária
Serão oito aulas de quatro horas de duração que ocorrem nas dependências do Galpão ZL, espaço destinado a ações que fomentem uma rede de inovação, transformação e empreendedorismo mantido pela Fundação Tide Setubal em parceria com a Sociedade Amigos do Jardim Lapenna. Elas acontecem nos dias 18, 19, 21, 22, 25, 26, 27 e 28 de novembro, das 15 às 19 horas.
Processo seletivo
As inscrições terminam em 9 de novembro e devem ser realizadas no formulário eletrônico http://bit.ly/vdbikezl ou presencialmente no Galpão ZL. Para participar, é necessário ser maior de 16 anos. A seleção de participantes vai observar os seguintes critérios:
- Vontade de gerar renda a partir do uso da bicicleta
- Estar desempregada (o)
- Paridade de gênero – mínimo de 50% da turma composta de mulheres
- Representatividade LGBTQIA+
- Diversidade étnica-racial
- Comprovar residência ou atuação em São Miguel Paulista
Quem completar a carga horária vai receber certificado de conclusão e podem ser encaminhados para vagas de trabalho ou outras formações para continuar o desenvolvimento das habilidades.