O Sindicato dos Comerciários de São Paulo promoveu, na manhã desta segunda-feira (26), um café da manhã com as empresas que participarão do 4º Mutirão de Emprego, que acontecerá em 17 setembro.
Com previsão inicial de disponibilizar 10 mil vagas de trabalho, o Sindicato conta com o apoio de 40 empresas dos mais diversos ramos de atividade, o que possibilita o oferecimento de oportunidades em áreas como comércio e serviços, telemarketing, panificação, construção civil, entre outros.
Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos Comerciários de SP enfatizou que nesta edição, o Mutirão ampliará o atendimento aos trabalhadores PcDs (Pessoas com Deficiência), aos imigrantes e virá também com oportunidades para homens e mulheres acima dos 60 anos. “Existem mutirões pela internet, o que é extremamente válido, mas este formato que nós fazemos é mais eficaz, pois é uma ação física em que, temos visto nas edições anteriores, casos de trabalhadores saindo daqui empregados”, disse o sindicalista.
O sindicalista reforçou a importância da realização do Mutirão, que é uma iniciativa do movimento sindical, em parceria com o setor patronal e órgãos governamentais. “Não queremos vender sonho para esses homens e mulheres que, no dia do mutirão, saem de suas casas em busca de uma oportunidade de trabalho. As vezes essa pessoa está num momento tão difícil que não tem recurso nem para pagar a sua condução, por isso, numa ação conjunta com o Sindicato dos Padeiros de SP a gente consegue disponibilizar lanches para todos”, explicou Patah.
Uma das propostas feitas pelo presidente do Sindicato é de que o governo precisa dar prioridade, de alguma forma, aos mutirões que são realizados com a iniciativa do conjunto de fatores que englobam a recolocação no mercado de trabalho, a inclusão social, o combate a pobreza, entre outros.
Canindé Pegado, presidente do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT), comentou que a proposta feita por Ricardo Patah é importante e se comprometeu a apresentá-la na próxima reunião do Conselho.