O Sanduíche de Mortadela do Mercadão de São Paulo é uma das mais procuradas iguarias, tanto por turistas quanto por moradores da capital paulista.
O Sanduíche de Mortadela do Mercadão tem como criador, Jeremias Loureiro que, em 1933, ao inaugurar o Bar do Jeremias, inventa o sanduíche de mortadela tão famoso hoje.
O lanche rápido nasceu especialmente para atender as necessidades dos feirantes e quitandeiros, que precisavam fazer uma refeição rápida, mas que os mantivesse alimentados pelo resto do dia.
Hoje o negócio é administrado por Marco Antônio Loureiro, neto do fundador e a terceira geração a trabalhar no bar, e mantem a estrela do cardápio como símbolo da gastronomia paulista.
O mais gostoso é saborear essa iguaria feita pelas mãos dos descendentes de seu criador. Mas para quem não pode ir ao bar do Mercadão ou não pode vir a São Paulo, não precisa passar vontade, vou te passar a receita para você fazer essa delícia em casa mesmo.
Receita do Sanduíche de Mortadela do Mercadão
Ingredientes:
- 1 Pão francês fresco
- 10 fatias
- Azeite
- 5 fatias de queijo
- Limão para acompanhar
- Mostarda
- Chapa ou frigideira
Modo de preparo:
Corte o pão francês em duas partes e reserve.
Coloque a frigideira ou chapa no fogão e jogue um fio de azeite e deixe aquecer.
Se for na chapa coloque a mortadela dividida em duas partes de cinco fatias, na frigideira coloque cinco por vez; espere dourar, vire e deixe dourar.
Agora dobre no meio, jogue o queijo em cima, deixe derreter um pouco, retire e reserve.
Quando dourar as outras cinco fatias de mortadela, vire junte a mortadela reservada, deixando o queijo no meio.
Coloque a mortadela entre as fatias do pão.
Sirva com mostarda a gosto e limão.