Prefeitura instala validadores no Expresso Tiradentes para pagamento da tarifa com cartão de débito e crédito

Foto: Divulgação

    Boa notícia para quem utiliza o Expresso Tiradentes, que interliga os terminais Mercado, Sacomã e Vila Prudente, e conecta a região central à Zona Leste. Agora, estes terminais contam com validadores adaptados para receber o pagamento da tarifa por meio dos cartões de crédito, débito e pré-pago.

   Além dos cartões os passageiros poderão utilizar smartphones ou smartwatches, com a tecnologia NFC, proporcionando praticidade e agilidade para aqueles que passam pelo Expresso Tiradentes.

   Diariamente, cerca de 61 mil passageiros passam pelo corredor. De um total de 18 pontos com validadores no local, agora dez contam com NFC, sendo cinco no Terminal Sacomã, três no Terminal Mercado e dois no Terminal Vila Prudente.

   O pagamento por essa tecnologia não permite integração tarifária com outros ônibus ou com outros modais, como os sistemas de trilhos e, inicialmente, não está disponível nas estações intermediárias do Expresso.

   O projeto piloto teve início em 16 de setembro, em 200 ônibus que atendem a 12 linhas, e dois atendimentos (complemento da linha base). A escolha dessas linhas foi feita com o objetivo de atender a todas as regiões da cidade, além de terminais e avenidas com grande fluxo de turistas.

   Vale destacar que, para a implantação do projeto piloto, não há custos para a Prefeitura de São Paulo, uma vez que isso ficou a cargo dos parceiros.
Entenda como funciona a tecnologia NFC, a comunicação entre o validador e seus parceiros

   Para utilizar esse sistema de pagamento é preciso que o cartão de débito, crédito ou qualquer equipamento eletrônico móvel tenha a tecnologia de pagamento por aproximação (NFC) desbloqueada previamente, ou seja, que já tenha sido utilizada em alguma transação anteriormente. Para usar, é preciso aproximar o cartão do validador, assim como faz com o Bilhete Único. A cobrança da tarifa aparecerá na fatura ou no extrato da conta corrente do usuário.

   O projeto piloto durará por três meses ou até que atinja o limite pré-definido de 500 mil transações.

Tradução »