A Prefeitura de São Paulo entregou na manhã desta quinta-feira (3), no Sambódromo do Anhembi, 115 novos ônibus elétricos à bateria, entre eles, cinco ônibus com câmeras inteligentes integradas a central Smart Sampa.
Os ônibus são equipados com duas câmeras cada, instaladas na parte dianteira e na parte traseira dos veículos com transmissão de dados em tempo real para a central Smart Sampa, possibilitando prisões em flagrante.
As câmeras inteligentes, que fazem reconhecimento facial e estão conectadas a central, são de extrema importância para proteger as mulheres dos crimes de assédio e abuso sexual dentro dos ônibus. Além de proteger as mulheres, vão também, proteger os passageiros e motoristas de assaltos, furtos, desentendimentos e outros tipos de violência.
Durante a entrega, o prefeito Ricardo Nunes ressaltou o compromisso com a sustentabilidade e com as estratégias de segurança.
“São ônibus de muita qualidade e que, evidentemente, por serem elétricos não emitem dióxido de carbono. Cada um desses ônibus representa a não emissão, não utilização de 35.000 litros de óleo diesel por ano”, informou o prefeito Ricardo Nunes.
“É um avanço enorme e muito importante. A gente vai melhorando a qualidade do ar, a questão da segurança e o veículo elétrico também dá uma condição de trabalho melhor e com mais conforto para os motoristas”, disse o prefeito.
A cidade já conta com 728 ônibus elétricos na frota e deixa de emitir 10 mil toneladas de dióxido de carbono por ano.