Riselda Morais
Neste sábado (11), foi realizado no Bairro de Itaquera, Zona Leste da capital paulista, uma ação integrada que oferece serviços de várias secretarias a população. Através do programa Mutirão nos Bairros, mais de 4.200 pessoas receberam atendimentos nos diversos serviços oferecidos pelas secretarias municipais, da Saúde, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Cultura, Direitos da Pessoa com Deficiência e Subprefeituras.
Na área de saúde foram oferecidos serviços básicos como aferição de pressão, vacinas contra febre amarela e influenza, orientações sobre combate às arboviroses (dengue, Zika vírus, chikungunya e febre amarela, cuidados com a saúde, atividade física e alimentação saudável.
O bairro recebeu serviços básicos de zeladoria como pintura de guias e grades, limpeza de galerias, capinação do mato, plantio de mudas e operação tapa-buracos.
A Secretaria Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Coordenação de Políticas para Mulheres acolheu denúncias de violência e orientou as mulheres sobre os seus direitos, incluindo esclarecimentos sobre a rede proteção à mulher.
Já a Coordenação de Políticas LGBTI ofereceu orientações gerais e recebeu denúncias de violência e discriminação e a Coordenação de Promoção da Igualdade Racial ofereceu orientações sobre casos de discriminação, preconceito e racismo.
Foram oferecidos também, serviços e orientações para pessoas com deficiência; cadastros de famílias em situação de vulnerabilidade social; atendimento a pessoas desempregadas realizando o preenchimento de cadastro de vagas de trabalho e orientações para interessados em desenvolver atividades como microempresários; distribuição de livros.
Foi realizada, pela Cohab, a entrega de termos de quitação para famílias dos conjuntos habitacionais, José Bonifácio e Padre Manoel de Paiva em Itaquera. Pela Sabesp foi oferecido o serviço de retirada de segunda via da conta de água e solicitação de parcelamento de dívidas.
O prefeito Bruno Covas esteve no local visitando todas as tendas e atividades desenvolvidas e comentou a importância de ter todas as secretarias oferecendo serviços diretos à população. “É um programa que retoma as ações participativas junto à comunidade. A gente junta aqui as ações de zeladoria, de cuidar da praça e cuidar da rua, às ações de cuidar das pessoas”.
Também foram oferecidos serviços de maquiagens, massagem e cortes de cabelos masculinos.