Parques e áreas públicas de lazer terão que ter profissional de Educação Física

Deputado Marcos Damasio, autor do PL. Foto: divulgação.

Contando com o apoio do cardiologista e médico do esporte Nabil Ghorayeb, em sua elaboração, o PL prevê suprir a  necessidade de  estrutura profissional e com equipamento de primeiros socorros para evitar mortes súbitas durante prática esportiva nestes locais

 Riselda Morais

     Foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, na terça-feira (25/06), o Projeto Lei 548/2016, de autoria do Deputado Estadual Marcos Damasio (PL) que propõe a obrigatoriedade de parque e áreas de lazer públicos com equipamentos de ginástica e grandes frequência de pessoas ter a presença de profissionais de Educação Física.

      O PL propõe ainda, que estes profissionais sejam capacitados em treinamento de Emergências Cardiovasculares Básico (TECA B) e de Desfibrilador Externo automático (DEA).

O documento segue para sanção do Governador João Doria.

O objetivo é que o educador físico, além de orientar corretamente a prática esportiva, possa fazer o primeiro atendimento em eventuais emergências. “Este projeto foi desenvolvido com a parceria do renomado profissional Nabil Ghorayeb, referência em Cardiologia e Medicina do Esporte, preocupado com as mortes súbitas durante a prática esportiva em locais públicos e a falta de um socorro rápido, que pode fazer a diferença entre a vida e a morte”, disse o parlamentar.

A aprovação do Projeto Lei 548/2016 pela Alesp foi comemorada tanto pelo médico Nabil, quanto pelo deputado: “Muito feliz de ver que meus nobres colegas entendem a importância e o alcance desta iniciativa”, concluiu Damasio.

 

 

 

Tradução »