Materiais perfurantes como pregos, parafusos e arames não podem ser simplesmente largados onde foram tirados, eles podem contaminar o solo, a água, causar ferimentos, infecções e até doenças como o tétano
Estava caminhando pela calçada, ao sentir algo estranho e levantar o pé fui surpreendida por um parafuso enferrujado que perfurou o tênis. Imaginei se estivesse correndo, quanto mais este parafuso teria entrado.
E se fosse no pé de uma criança?.
É cada vez mais comum sermos surpreendidos com pregos e parafusos nas ruas da capital paulista, com grande frequência os encontramos nos pneus do carro.
Muitas pessoas cujo trabalho exige o uso desses objetos, muitas vezes larga-os onde os tirou, sem o cuidado de realizar o descarte correto.
Um ferimento com um parafuso ou prego enferrujado pode provocar além de grande dor, ferimento e uma infecção ou até o tétano.
Para minha tranquilidade minha vacina antitetânica está em dia. A vacina antitetânica está disponível, gratuitamente, nas Unidades Básicas de Saúde de todo o país.
O tétano é uma doença causada pela bactéria Clostridium tetani que pode estar em metais mesmo quando não há ferrugem, bem como em vidros, madeiras e até no solo.
Segundo informações do Ministério da Saúde, o tétano provoca contrações musculares involuntárias na região do ferimento, posteriormente ocorre contração dos músculos da face (riso sardônico), do pescoço (rigidez de nuca), atingindo os músculos do abdomen (abdomen em tábua, barriga dura), em fase mais avançada pode ocorrer dificuldade de engolir o alimento, insuficiência respiratória, entre outros. Febre baixa ou ausência.
O Ministério da Saúde recomenda que sempre que houver lesão, a pessoa deve lavar bem a ferida com água e sabão, cobrir o ferimento e procurar imediatamente, ajuda médica no serviço de saúde mais próximo. Lá será feita a limpeza profunda do ferimento e prescrita a medicação adequada.
Como fazer o descarte correto de pregos e parafusos.
Por questão de segurança para quem faz a coleta, preste atenção no descarte de materiais como pregos, parafusos e vidros.
Os pregos e parafusos podem ser armazenados em potes de vidro ou garrafas pet (secas, sem líquidos ou resíduos).
Quando for descartar, coloque a garrafa ou pote com os metais junto com o lixo reciclável.
Se a embalagem não for transparente, for uma caixa ou papelão identifique avisando que contém pregos, parafusos ou vidros.