Últimas notícias
21 abr 2025, seg

Papa Francisco será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore

Foto: Vatican News

  Riselda Morais – São Paulo – Na manhã desta segunda-feira (21),  Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco faleceu aos 88 anos, no 2° andar da Casa Santa Marta onde morava desde 2013, perto da Basílica São Pedro, no Vaticano.

   O Papa Francisco esteve internado por 38 dias por problemas respiratórios, mas a causa da morte do pontífice ainda não foi divulgada.

Por escolha do Papa Francisco, em declaração feita em 2023, ele será enterrado fora do Vaticano, no centro de Roma, na Basílica do século V, Santa Maria Maggiore, quebrando uma tradição de séculos da Igreja, na qual os pontífices são sepultados na Cripta da Basílica São Pedro.

   Estão enterrados na Basílica Santa Maria Maggiore, sete papas, entre eles o Papa Leão XIII em 1903 e Clemente IX em 1669.

Conta a tradição que “durante o pontificado do Papa Libério (352-366), o patrício romano João e sua esposa, que não tinham filhos, fizeram um voto de que doariam todas as suas posses à Virgem Maria. Eles rezaram para que Ela lhes indicasse como eles deveriam se desfazer de suas posses para homenageá-la. Em 5 de agosto, numa noite no auge do verão em Roma, nevou no alto do monte Esquilino. Obedecendo a uma visão da Virgem que tiveram na mesma noite, o casal construiu a basílica em homenagem a ela no local exato que estava coberto de neve”.

   O Papa Francisco costumava orar na Basílica Santa Maria Maggiore na véspera e retorno de suas viagens. Estão guardados nesta Basílica, fragmentos de madeira do berço do menino Jesus. Os fragmentos são cientificamente datados da época do nascimento de Jesus, segundo informações do Vaticano.

By Riselda Morais

Jornal do Momento News impresso e digital Informando com qualidade!