Operação Tai-Pan: Polícia Federal desarticula organização criminosa que movimentou 6 bilhões em 5 anos

Investigados podem responder por formação de quadrilha, crimes contra o sistema financeiro, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

       A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (26), a operação Tai-Pan, com mandados de busca e apreensão e mandados de prisão preventiva em seis estados e Distrito Federal, contra um grupo criminoso, chefiado em partes por chineses, que movimentou 6 bilhões em 5 anos, sendo 800 milhões apenas neste ano pelo chefe do esquema.

     Segundo as investigações, que tiveram início em 2022, através de um complexo sistema bancário, paralelo e ilegal, o grupo movimentou 120 bilhões aqui no Brasil e nos Estados Unidos, Canadá, Panamá, Argentina, Bolívia, Colômbia, Paraguai, Peru, Holanda, Inglaterra, Itália, Turquia, Dubai, mas a maior parte dos recursos eram destinados para Hong Kong e China.

     De acordo com as investigações da Polícia Federal, o esquema envolve pessoas físicas e jurídicas, brasileiros e estrangeiros, nas mais variadas funções e atividades, entre eles policiais civis e militares, contadores e gerentes de banco.

    Os bilhões de origem ilícita foram movimentados através de 3 fintechs para transferência de dinheiro para criptoativos e meios mais antigos como Boletagem; Empresas de fachada; Laranjas; Falsificação de documentos de importação e exportação; Pulverização de operações bancárias; Operações de câmbio fraudulentas e Dólar-cabo (remessa ilegal de dinheiro para o exterior).

     Os investigados poderão responder pelos crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa, evasão de divisas entre outros crimes.

     Os mandados foram cumpridos em Campinas/SP um Mandado de Prisão Preventiva e um Mandado de Busca e Apreensão; Cajamar/SP 1 MPP e 1 MBA; São Paulo/SP 6 MPP e 31 MBA; Guarulhos/SP 1 MPP e 1 MBA; Itaquaquecetuba/SP 1 MPP e 1 MBA; Foz do Iguaçu/PR 1 MPP e 1 MBA; Vila Velha/ES 1 MBA; Florianópolis/SC 1 MPP; São José/SC 1 MBA; Feira de Santana/BA 1 MBA; Fortaleza/CE 1 MPP e 1 MBA; Brasília/DF 1 MPP e 1 MBA e no Exterior 2 MPP.

     A Operação mobilizou cerca de 200 policiais federais que executaram 16 mandados de prisão preventiva e 41 mandados de busca e apreensão expedidos pela justiça. Com informações da Polícia Federal.

By Riselda Morais

Jornal do Momento News impresso e digital Informando com qualidade!