Riselda Morais
O Presidente Jair Bolsonaro testou positivo para a COVID-19 e divulgou o resultado de seu exame nesta terça-feira (07/07).
Antes de anunciar o resultado, Bolsonaro justificou:
“Eu fui muito criticado pelas minhas posições no passado. O objetivo final do isolamento social, não é dizer que você não vai contrair o vírus. É fazer com que esse vírus fosse diluído ao longo do tempo, para evitar que houvesse um acúmulo em hospitais por falta de UTIs ou respiradores”, disse.
Ao contrário dos testes anteriores, que omitiam o nome do presidente para manter sua privacidade, desta vez, o presidente usou seu próprio nome na realização do exame.
Como aconteceu
“No domingo sentiu uma certa indisposição e se agravou durante a segunda-feira, com mal estar, cansaço, um pouco de dor muscular, febre de 38º graus”, declarou Bolsonaro.
Diante dos sintomas, com o médico da presidência apontado para a contaminação pela COVID-19, Bolsonaro foi fazer uma tomografia no Hospital das Forças Armadas e, segundo ele, “os pulmões estavam limpos”.
Desde as 17h de ontem, Bolsonaro toma Hidroxicloroquina e Azitromicina e diz se sentir perfeitamente bem.
Vale lembrar que o medicamento não tem eficácia comprovada para a COVID-19 e oferece riscos de problemas cardíacos como efeitos colaterais, não pode ser usado sem a orientação médica.
A gripezinha do Bolsonaro
Como sempre, o presidente minimizou o coronavírus, dizendo que houve um superdimensionamento e o comparou a uma chuva. “Esse vírus é como uma chuva, vai molhar você”, afirmou o presidente.
Bolsonaro manteve, durante toda a pandemia, o hábito de formar aglomerações e estar entre seus apoiadores, sem usar máscara.
Para Bolsonaro a doença é uma gripezinha, conforme declarou em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão dia 24 de março.
“No meu caso particular, pelo meu histórico de atleta, caso fosse contaminado com o vírus, não precisaria me preocupar. Nada sentiria ou seria, quando muito, acometido por uma gripezinha ou resfriado”, disse o presidente.
Com 65 anos, o presidente faz parte do grupo de risco, mas afirmou para a TV Brasil que está bem.
Nesta terça-feira, uma cópia do exame realizado pelo presidente Jair Messias Bolsonaro, no Sabin foi divulgado pela Secom/PR.