Hospital Ilumina chega para reduzir tempo de diagnóstico do paciente com câncer de 8 meses para 72 horas

Adriana Brasil, idealizadora e presidente do Conselho da Fundação Ilumina. Divulgação: Ilumina

    A informação foi confirmada na manhã desta quinta-feira (23) pela cirurgiã de cabeça e pescoço, Dra. Adriana Brasil, idealizadora e presidente do Conselho da Fundação Ilumina, em Piracicaba/SP.

     Entregue com quase oito meses de antecedência, o Hospital Ilumina de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer chega com 10.370 consultas especializadas, 75 mil atendimentos, 3 mil cirurgias ambulatoriais e 61,2 mil procedimentos especializados por ano, a assistência será realizada de forma totalmente gratuita para os pacientes da saúde pública.

“Nós queremos tirar da cabeça das pessoas que o câncer é uma doença fatal, quando descoberto no início a chance de cura é de 95%”, enfatiza  Dra. Adriana Brasil. “Nosso sonho é que esse hospital se torne desnecessário e que cumpra seu papel de educar a população”, completou a idealizadora do projeto ao ressaltar outras iniciativas do Ilumina, como a Unidade Móvel de Diagnóstico, o Rastreamento Ativo e as iniciativas educacionais em escolas da região.

      A inauguração contou com a presença de autoridades como o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, o secretário de Saúde, Pedro Mello; o procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury , e, dentre várias outras, os promotores Maria Stela Guimarães Martin, Ronaldo José de Lira, Paulo Penteado Crestana, José Fernando Ruiz Maturana.

     A juíza do Ministério Público do Trabalho da 15ª região, também presente na ocasião, Dra. Maria Inês Corrêa de Cerqueira Cesar Targa, também presente na inauguração manifestou seu contentamento com o hospital. “Com muito júbilo estamos aqui  para que a Dra. Adriana Brasil entregue seu projeto à comunidade. Fez se o Hospital Ilumina de Piracicaba. E por que a Dra. Adriana Brasil teve seu projeto escolhido? Porque ela já fazia muito com muito pouco e são pessoas desse naipe que merecem o reconhecimento da Justiça do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho parceiros desta instituição. Agora vem pela frente uma batalha maior: fazer com que este hospital caminhe e se sustente. Este problema agora não é da senhora Dra. Adriana, mas da comunidade que o recebe. Cobre da comunidade que ganha a realização e seu sonho uma atuação pró-ativa pela mantença deste maravilhoso equipamento de saúde. Todos são responsáveis”, declarou.

“Nosso objetivo com o Hospital Ilumina é abrir caminhos para pessoas com suspeita de câncer. Em curto prazo esperamos detectar mais cedo a doença em pessoas na faixa de risco, rastreando-as em suas residências. Um ganho fantástico para a cidade que se junta a outros dois centros de excelência. A inauguração complementa esse quadro com a excelência de rastrear a doença em fase inicial”, declarou Pedro Mello.

Verba indenizatória repassada pelo TRT e MPT viabiliza obras
 

A obra do Hospital Ilumina foi viabilizada com a verba procedente da indenização por danos morais coletivos do caso Shell-Basf, no valor de R$ 27.515.470,30, repassados pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e Ministério Público do Trabalho (MPT), ambos da 15ª Região de Campinas e também graças à doação do terreno, feita pelo prefeito de Piracicaba, Barjas Negri. Parte do valor foi destinada à compra da Unidade Móvel de Diagnóstico da Fundação, já conhecida como Carreta Ilumina, em funcionamento desde outubro de 2018.

 

Tradução »