O GP de Fórmula 1 em São Paulo, neste domingo(3), teve no top 3, o holandês Max Verstappen, que largou em 17º e terminou em 1º; seguido pelo pódio duplo da Alpine com Esteban Ocon e Pierre Gasly.
O Grande Prêmio Brasil 2024 teve recorde de público, reuniu 291.717 espectadores no Autódromo de Interlagos, sendo 110.260 apenas no domingo e movimentou cerca de 2 bilhões na capital paulista. Mas quem ganhou mesmo com essa corrida foi o povo brasileiro, que viveu a emoção de ver mais uma vez, a McLaren Honda 1990 MP4/5B do Ayrton Senna na pista e com direito a bandeira do Brasil como nosso eterno ídolo sempre fazia.
A homenagem pelos 30 anos da morte de Ayrton Senna, foi feita com o piloto heptacampeão Lewis Hamilton guiando a McLaren com a qual Ayrton Senna conquistou o segundo título mundial da carreira, em 1990. O modelo MP4/5B foi apresentado na temporada de 1989, desenhado por Neil Oatley sob a batuta do diretor técnico Gordon Murray e teve a parte aerodinâmica desenvolvida por Mike Gascoyne.
Ayrton Senna do Brasil foi campeão mundial em 1988, 1990 e 1991. Faleceu aos 34 anos, em 1º de maio de 1994, após sofrer um acidente no Grande Prêmio em Ímola, na Itália; mas sua memória continua viva em cada brasileiro, tanto que no trigésimo aniversário de sua morte quando ao ver sua McLaren Honda MP4/5B, o autódromo de Interlagos fez-se em silêncio deixando ecoar apenas o barulho do motor.
A homenagem se deu bem ao estilo Ayrton Senna, com a pista molhada, canto de “Olê, olê, olê, Senna, Senna”; bandeira do Brasil, bandeira quadriculada, lágrimas e alegria.
Descanse em paz, Ayrton Senna do Brasil!