Últimas notícias
16 abr 2025, qua

FAB está com inscrições abertas para Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria da Aeronáutica para o ano de 2026

Foto: FAB

Pela primeira vez, a FAB abriu vagas para mulheres na especialidade de Infantaria na Academia da Força Aérea (AFA) 

   Riselda Morais – São Paulo – A Força Aérea Brasileira está com inscrições abertas, no período das 10 h de segunda-feira, 07/04 até as 9h da segunda-feira, 28/04/2025, para preencher 50 vagas para os cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria da Aeronáutica para 2026 (CFOAV-INT-INF/2026). As 50 vagas são para ambos os sexos e as inscrições para o Exame de Admissão deverão ser feitas pelo site https://www.sigc.fab.mil.br/afa2026
    Para participar do exame de admissão e ser habilitado a matrícula do curso da Academia da Força Aérea, em Pirassununga (SP), o candidato precisa suprir exigências, entre elas:
– Ser voluntário e estar ciente de todas as condições previstas nas Instruções Específicas do Exame.
– Não pode ser menor de 17 (dezessete) anos.
– Não pode completar 23 (vinte e três) anos de idade até 31 de dezembro de 2026.
– Precisa ter concluído, na data da Concentração Final do Exame, o Ensino Médio.
De acordo com informações da FAB, “o processo seletivo é composto de Provas Escritas (língua portuguesa, língua inglesa, matemática, física e redação), Inspeção de Saúde, Exame de Aptidão Psicológica, Teste de Avaliação do Condicionamento Físico, Procedimento de Heteroidentificação Complementar (para candidatos que optarem por concorrer às vagas reservadas aos negros) e Validação Documental”.
Ainda segundo a FAB, “os aprovados em todas as etapas deste processo seletivo e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA) deverão se apresentar na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), no dia 11/01/2026, para matrícula e início do Curso, que tem duração de 4 anos”.
Após a conclusão do Curso com aproveitamento serão nomeados Aspirantes a Oficial da Aeronáutica e designados para Organizações Militares do COMAER.
Mulheres na Infantaria – É a primeira vez que a Força Aérea Brasileira abre vagas para mulheres na Infantaria.
Mulheres na Intendência – Em 2021, mulheres foram promovidas a Coronel Intendente da FAB, depois de 25 anos de serviço. O grupo de mulheres ingressou como Cadetes Intendentes na AFA em 1996.
Mulheres na Aviação
A AFA já tem mulheres no posto de Major e no Comando de uma Unidade Aérea.
A primeira a assumir o Comando foi a Major Aviadora Joyce de Souza Conceição. As comandantes da AFA são mulheres da primeira turma, que ingressaram como Cadetes em 2003.
Com informações da Força Aérea Brasileira.

By Riselda Morais

Jornal do Momento News impresso e digital Informando com qualidade!