Pela primeira vez, a FAB abriu vagas para mulheres na especialidade de Infantaria na Academia da Força Aérea (AFA)
Riselda Morais – São Paulo – A Força Aérea Brasileira está com inscrições abertas, no período das 10 h de segunda-feira, 07/04 até as 9h da segunda-feira, 28/04/2025, para preencher 50 vagas para os cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria da Aeronáutica para 2026 (CFOAV-INT-INF/2026). As 50 vagas são para ambos os sexos e as inscrições para o Exame de Admissão deverão ser feitas pelo site https://www.sigc.fab.mil.br/afa2026
Para participar do exame de admissão e ser habilitado a matrícula do curso da Academia da Força Aérea, em Pirassununga (SP), o candidato precisa suprir exigências, entre elas:
– Ser voluntário e estar ciente de todas as condições previstas nas Instruções Específicas do Exame.
– Não pode ser menor de 17 (dezessete) anos.
– Não pode completar 23 (vinte e três) anos de idade até 31 de dezembro de 2026.
– Precisa ter concluído, na data da Concentração Final do Exame, o Ensino Médio.
De acordo com informações da FAB, “o processo seletivo é composto de Provas Escritas (língua portuguesa, língua inglesa, matemática, física e redação), Inspeção de Saúde, Exame de Aptidão Psicológica, Teste de Avaliação do Condicionamento Físico, Procedimento de Heteroidentificação Complementar (para candidatos que optarem por concorrer às vagas reservadas aos negros) e Validação Documental”.
Ainda segundo a FAB, “os aprovados em todas as etapas deste processo seletivo e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA) deverão se apresentar na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), no dia 11/01/2026, para matrícula e início do Curso, que tem duração de 4 anos”.
Após a conclusão do Curso com aproveitamento serão nomeados Aspirantes a Oficial da Aeronáutica e designados para Organizações Militares do COMAER.
Mulheres na Infantaria – É a primeira vez que a Força Aérea Brasileira abre vagas para mulheres na Infantaria.
Mulheres na Intendência – Em 2021, mulheres foram promovidas a Coronel Intendente da FAB, depois de 25 anos de serviço. O grupo de mulheres ingressou como Cadetes Intendentes na AFA em 1996.
Mulheres na Aviação
A AFA já tem mulheres no posto de Major e no Comando de uma Unidade Aérea.
A primeira a assumir o Comando foi a Major Aviadora Joyce de Souza Conceição. As comandantes da AFA são mulheres da primeira turma, que ingressaram como Cadetes em 2003.
Com informações da Força Aérea Brasileira.