Últimas notícias
19 nov 2024, ter

Dois Concertos com obras de Beethoven em São Paulo lançam Camerata Sé

Idealizado pelo maestro Martinho Lutero Galati de Oliveira, orquestra de câmara faz duas apresentações com entrada gratuita: sexta, 28, no Centro Cultural São Paulo, e domingo, 30, na Catedral da Sé; com mais de 100 músicos no palco, participam o Coro Luther King, a soprano Indhyra Gonfio, a mezzosoprano Cecília Massa, o tenor Jean William e o barítono Jonas Mendes.

 

     Em 2020, a Rede Cultural  Coro Luther King celebra 50 anos de atividades ininterruptas e, para começar as celebrações, lança mais um projeto ousado e inédito: a criação da Camerata Sé, uma orquestra de câmara especializada em acompanhamento de música coral e voltada à execução de obras importantes da literatura musical brasileira e estrangeira.

    Para marcar o lançamento da programação da nova orquestra, a Camerata e o Coro Luther King apresentam dois concertos com entrada gratuita: sexta, 28, às 19h30, no Centro Cultural São Paulo, e domingo, 30, às 14h, na Catedral Metropolitana de São Paulo (Praça da Sé). Fazem participações nas duas apresentações: Indhyra Gonfio (soprano), Cecília Massa (mezzosoprano), Jean William (tenor) e Jonas Mendes (barítono).

    No programa dos concertos estão duas peças de Ludwig van Beethoven, para orquestra, coro e solistas: a Missa em Dó Maior – opus 86 e a Sinfonia nº 1 em Dó Maior – opus 210.

    A Camerata Sé foi idealizada pelo Maestro Martinho Lutero Galati de Oliveira, diretor artístico da Rede Cultural Luther King. Formada por dezenas de músicos experientes, a orquestra é especialista na execução de obras da literatura musical, principalmente da música Coral, caso das obras de Beethoven que integram o programa das apresentações.

 

Sobre as obras

Em comum as duas obras são raramente executadas em terras brasileiras além de terem sido compostas no começo dos anos 1800. A Missa em Dó Maior Op. 86 estreou em em 1807 e segue a tradição de obras sob encomenda da nobreza. Já a Sinfonia nº 1 em Dó Maior Op. 210 foi apresentada pela primeira vez em abril de 1800 em Viena e traz um aspecto inovador no que diz respeito à tonalidade.


Sobre o Coro Luther King

      O Coro Luther King nasceu na cidade de São Paulo em novembro de 1970, fundado por Martinho Lutero Galati De Oliveira, reunindo um grupo de pessoas de diferentes classes sociais, cores e credos, em um dos períodos mais duros do país.

     O grupo é detentor da Salva de Prata da Câmara Municipal de São Paulo desde 2010, do Prêmio APCA, em 2012, e da Medalha São Paulo Apóstolo – títulos de reconhecimento por seu valor social e dos serviços prestados à cultura. O Coro Luther King destaca-se por seus projetos ligados ao canto coral e pela vasta e profícua atuação nas áreas de performance de concertos; formação musical; pesquisa de repertório; execução de primeiras audições nacionais, latino-americanas e mundiais de obras da literatura coral nacional e internacional; intercâmbio com associações culturais de países como Itália, Portugal, França, Alemanha, México, Cuba, Argentina, Chile, Venezuela, Moçambique, Angola, Quênia, Burquina Faso, Tunísia, Croácia e Paraguai.

    Sempre conectado ao seu tempo, o Coro Luther King tem colaborado para a construção do canto coral, formando e preparando milhares de paulistanos para a vida musical, artística e cidadã, realizando música do passado e do presente, promovendo externamente o desenvolvimento, a difusão da literatura coral brasileira e internacional e, internamente, a reflexão e o crescimento de seus integrantes.


SERVIÇO

Ministério da Cidadania e Rede Cultural Luther King apresentam:

Camerata Sé e Coro Luther King

Direção artística e regência: Mº Martinho Lutero Galati

Com Indhyra Gonfio (soprano), Cecília Massa (mezzosoprano), Jean William (tenor) e Jonas Mendes (barítono)

Quando? Dias 28 e 30 de junho, sexta-feira, às 19h30, no Centro Cultural São Paulo (sala Adoniran Barbosa), e domingo, às 14h, na Catedral Metropolitana de São Paulo (Praça da Sé)

Duração: 60 minutos

Classificação: Livre

Quanto? Gratuito [CCSP – distribuição de ingressos 1 hora antes, na bilheteria] [Catedral – entrada franca] sujeito à lotação dos espaços

Capacidade: 622 pessoas [CCSP] | 3 mil lugares [Sé]

By Riselda Morais

Jornal do Momento News impresso e digital Informando com qualidade!