Com particular atenção na cultura tradicional brasileira, seminário reflete sobre possibilidades estéticas e temáticas de criação em dança contemporânea.

      De 12 a 14 de julho, o Centro Cultural Olido acolhe o Seminário Dança Contemporânea, Olhares Plurais, proposta do Núcleo Pé de Zamba, pensada para instigar a reflexão sobre as diferentes possibilidades estéticas e temáticas de criação em dança contemporânea. Com atividades teóricas e práticas, gratuitas e abertas ao público em geral, o seminário conta com artistas e pesquisadores de São Paulo e de outros estados, centrando as ações em dois grandes eixos: a interface entre tradição em contemporaneidade na criação em dança, e o olhar descolonizador para as práticas e temáticas em dança.

    Entre os convidados estão Francisco van der Poel, o Frei Chico, pesquisador das culturas tradicionais do Vale do Jequitinhonha, as professoras Dras. Renata Lima, da Universidade Federal de Goiás (UFG), e Eloisa Domenici, das Universidades Federais da Bahia e do Sul da Bahia (UFBA e UFSB), e os artistas Ivan Bernardelli e Gal Martins.

      Segundo Andrea Soares, diretora do Núcleo Pé de Zamba, a ideia do Seminário vem da necessidade de gerar questionamentos e reflexões sobre a criação e circulação da dança em São Paulo, a partir da crescente pesquisa e realização de espetáculos, que dialogam com referências em corporalidades e temáticas não hegemônicas.

Seguindo uma tendência de valorização e respeito às populações originárias de nossa cultura, este impulso emancipador dos modos de pesquisar e criar dança na cidade dialoga com seu perfil multicultural e constrói pontes não só com diferentes públicos e regiões, mas com possibilidades de ampliar os horizontes para a fruição e crítica da dança”, comenta. 

    Neste sentido, “Dança Contemporânea, Olhares Plurais”, uma das ações de fruição e formação dentro do Projeto SerTÃOmar, contemplado pelo Programa de Fomento à Dança (25ª edição), vem como oportunidade de ouvir, praticar e debater com os convidados, fortalecendo este olhar mais abrangente e plural para a dança em São Paulo.

Confira a programação:

12/7 (sexta-feira)

19h Palestra: “O pensamento redondo: pistas para liberdades na criação artística”, com Francisco van der Poel, o Frei Chico.

13/7 (sábado)

13h30 às 18h30 – Oficina com Ivan Bernardelli

19h Bate-papo: “Dos ‘quintais’ aos palcos: pontes possíveis entre as Culturas Tradicionais Brasileiras e a Dança Contemporânea”, com Eloisa Domenici e Ivan Bernardelli. Mediação: Yáskara Manzini.

14/7 (domingo)

10h às 14h Oficina com Renata Lima.

15h – Bate-papo: “Mesmas realidades, outras histórias”, com Gal Martins e Renata Lima. Mediação: Deise de Britto.

By Riselda Morais

Jornal do Momento News impresso e digital Informando com qualidade!