Após formados, alunos serão encaminhados para trabalhar em padarias próximas às suas residências
De 15 a 29 de janeiro, jovens de baixa renda de 18 a 29 anos podem se inscrever para as novas turmas do De Grão em Pão, projeto da Fundação Bunge que oferece cursos gratuitos de panificação e confeitaria.
Neste ano, além de São Paulo (SP), Duque de Caxias (RJ) e Recife (PE), a iniciativa chega a duas novas cidades: Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG), com turmas específicas para cada uma das especializações, em parceria com o Senai.
Para concorrer a uma vaga, os interessados devem preencher o formulário referente à sua cidade, o da cidade de São Paulo está disponibilizado no link https://forms.office.com/e/fVkk6HHXn3. O anúncio dos selecionados será realizado em 24 de fevereiro no site da Fundação Bunge. Com a ampliação para as novas cidades, o De Grão em Pão passará a contar com sete turmas neste semestre, preparando 125 jovens para atuar no mercado de trabalho.
Durante as aulas, realizadas de março a junho, os alunos também receberão bolsa auxílio e participarão de formação socioemocional para auxiliar no planejamento profissional. Ao final do curso, todos receberão propostas para trabalhar em padarias com carteira assinada, com salários compatíveis com o mercado.
“Com o De Grão em Pão, atuamos em duas importantes frentes. De um lado, conseguimos preparar jovens em situação de vulnerabilidade social para atuar em um mercado em forte crescimento no país, apoiando-os na conquista do primeiro emprego no ramo. De outro, ajudamos a suprir um desafio do setor de panificação, que é a falta de profissionais qualificados”, explica Cláudia Buzzette Calais, diretora-executiva da Fundação Bunge.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip), há 140 mil vagas abertas para trabalhar em padarias no Brasil, sendo a maioria delas para atuar como padeiros, salgadeiros e confeiteiros.
Foto: Divulgação Bunge