Últimas notícias
20 nov 2024, qua

Corrente de comércio internacional do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos atinge a marca de 1.4 bilhão de dólares em 2021

comércio

Indústria brasileira de HPPC consolida transações comerciais internacionais acima da casa de bilhão, pelo segundo ano consecutivo

    Os números da balança comercial do setor brasileiro de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos surpreenderam e fecharam o ano de 2021 apontando uma corrente de comércio de US$ 1.4 bilhão, representando aumento de 16,2%, sobre 2020, quando foi de US$ 1.2 bilhão. O dado reforça o potencial competitivo da indústria nacional de HPPC, consolidando a sua posição na casa dos bilhões de dólares em transações comercias internacionais.
 

As exportações da Indústria de HPPC alcançaram o valor de US$ 700 milhões em 2021, crescimento de 14,9% em relação ao ano anterior (US$ 609.3 milhões). Dezembro foi um mês decisivo para que o setor fechasse o ano com superávit de US$ 11,6 milhões na balança comercial, pelo segundo ano consecutivo, após dez anos com déficit.
 

“Foi uma boa surpresa no fechamento do ano: o saldo vinha deficitário, mas com o aumento das exportações a partir de agosto e o com mês de dezembro decisivo, alcançamos o superávit na balança comercial do setor”, afirma João Carlos Basilio, Presidente – Executivo da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).
 

Os Produtos para Cabelos se mantêm nos últimos anos na liderança das categorias mais exportadas. Em dezembro de 2021, a exportação desses itens somou US$ 17.8 milhões. Em seguida, estão Sabonetes (US$ 14.8 milhões) e Produtos de Higiene Oral (US$ 7.3 milhões).
 

Em 2021, o Brasil exportou produtos de HPPC para 173 países. Os vizinhos da América Latina são os principais parceiros comerciais, liderados pela Argentina. Chama a atenção o aumento de exportações no último ano para outros países da região, como Chile e México.
 

No caso das importações, a França e a China lideram a lista de 75 países que vendem produtos para o mercado brasileiro. Os produtos mais importados em dezembro foram itens de alto valor agregado, como os Cremes para Pele/Protetores/Bronzeadores (US$ 7.5 milhões) e Fragrâncias (US$ 7.3 milhões), e também os Produtos de Higiene Oral (US$ 7.7 milhões). Uma curiosidade é que a categoria Higiene Oral aparece nas primeiras posições tanto na lista de exportações como na de importações. As importações desta categoria são puxadas pela compra de escovas de dentes, mas o Brasil exporta outros itens da categoria, com destaque para os cremes dentais.
 

No período de janeiro-dezembro de 2021, as importações do setor de HPPC alcançaram US$ 688.4 milhões, aumento de 17,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior (US$ 585.9 milhões).

Dezembro 

No mês de dezembro de 2021, as exportações do setor alcançaram o valor de US$ 65.2 milhões, o que representou um aumento de 19,4% em relação ao mesmo mês do ano anterior (US$ 54.6 milhões). Já as importações totalizaram US$ 50.9 milhões, apresentando elevação de 14,3% em comparação a dezembro de 2020 (US$ 44.6 milhões). O superávit foi de US$ 14,2 milhões, aumento de 42,3% em relação ao saldo da balança comercial do mês de dezembro de 2020, que foi superavitário em US$ 10.0 milhões. A corrente de comércio em dezembro de 2021 atingiu US$ 119.8 milhões, aumento de 25,4% na comparação com o mesmo período em 2020 (US$ 95.5 milhões).
 

     Mesmo diante de uma conjuntura econômica marcada por incertezas e de persistirem os desafios decorrentes da Covid-19, o setor de HPPC conseguiu fechar mais um ano com resultados positivos. A superação de barreiras e gargalos para facilitar o comércio internacional e tornar o produto nacional mais competitivo no mercado global é uma das metas perseguidas pela ABIHPEC. “O maior desafio é buscar a redução de entraves para aumentar a competitividade dos produtos nacionais nos diferentes mercados de destino das exportações setoriais e dessa forma, manter a força internacional do setor, indo além do patamar de R$1,4 bilhão de dólares atingidos na corrente comercial desse último ano”, afirma João Carlos Basilio.

By Riselda Morais

Jornal do Momento News impresso e digital Informando com qualidade!