Últimas notícias
20 jan 2025, seg

Riselda Morais

   O mundo está hoje, em isolamento social para reduzir a velocidade de contágio por coronavírus, doença que ainda não tem um medicamento específico que o combata ou evite ou cure.
O coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias e provocam a doença COVID-19. Segundo infectologistas o vírus provoca infecção pulmonar e em casos mais leves parece um resfriado comum.
O novo coronavírus foi descoberto em 31 de dezembro de 2019, em Wuhan, na China. Mas os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937, o vírus só recebeu o nome de coronavírus em 1965 por parecer uma coroa quando observado através de microscópio. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
Segundo infectologistas, quando a pessoa é infectada pelo coronavírus, os primeiros sintomas aparecem no período de 2 a 14 dias, esse tempo recebe o nome de período de incubação.
A transmissão do coronavírus acontece quando uma pessoa infectada tem algum contato próximo com outra pessoa, esse contato pode variar desde um aperto de mão, espirrar ou tossir próximo ou através de objetos ou superfícies contaminadas.

   Os sintomas mais comuns, segundo médicos infectologistas são febre (temperatura acima de 37,8º), tosse, dificuldade para respirar, perda do olfato (não sentir cheiro) e do paladar (não sentir sabor), coriza, dor de garganta, fadiga, diarreia, náusea, vômito, dor de cabeça, calafrios.

Para se proteger do contágio, as autoridades de Saúde recomendam:
– Lavar as mãos até a altura dos punhos, frequentemente, com água e sabão ou higienizar com álcool em gel 70%.
– Cobrir o nariz e a boca, com lenço ou o braço, quando for tossir ou espirrar.
– Evitar tocar o rosto, (olhos, nariz e boca) quando as mãos não estiverem bem lavadas.
– Manter uma distância mínima de 2 metros de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando.
– Evitar contato físico, abraçar, beijar ou apertar as mãos.
– Higienizar o celular com frequência. Não passe álcool no celular que danifica, use um lenço de remover maquiagem e seque em seguida.
– Não compartilhar objetos como toalhas, talheres, pratos e copos.
– Evitar aglomerações.
– Manter a casa limpa e ventilada, abrir todas as janelas.
– Manter uma alimentação saudável, não fumar e fazer atividade física, mas não em grupo.
– Ficar em casa.

   Ainda segundo as autoridade de Saúde, pessoas com mais de 60 anos e pessoas com doenças crônicas como doenças cardiovasculares, diabetes, doença renal, hematológica, hepática, asma, imunodepressão e obesidade correm mais riscos. Até hoje, 30 de março, o Brasil já contabiliza 4.579 casos confirmados de pessoas infectadas por coronavírus e 159 mortos, sendo 98 dos óbitos em São Paulo. E nem todos os casos suspeitos estão sendo testados.

By Riselda Morais

Jornal do Momento News impresso e digital Informando com qualidade!