Últimas notícias
21 jan 2025, ter

Cerca de 7,28 milhões de crianças não foram imunizadas contra poliomielite

poliomielite

Riselda Morais

    A vacina é a única forma de prevenção contra a poliomielite. Também conhecida como pólio ou paralisia infantil, a poliomielite é uma doença viral contagiosa, transmitida pelo vírus pólio, que pode afetar crianças e adultos. Nos casos graves pode provocar paralisias musculares, principalmente nos membros inferiores.
De acordo com o Ministério da Saúde, a VOP (Vacina Oral de Poliomielite) mais conhecida como a “gotinha” protege contra os sorotipos 1 e 3 do poliovírus, enquanto a VIP (Vacina Inativada) protege contra os sorotipos 1,2 e 3 do poliovirus.

   Segundo informações do Ministério da Saúde, das 11,2 milhões de crianças de 1 a menores de 5 anos que estavam previstas para serem imunizadas, no período da Campanha de Vacinação que teve inicio 5 a 30 de outubro, apenas 35%, o correspondente a 3,92 milhões de crianças foram imunizadas até essa segunda-feira (26).

   Ainda segundo dados do MS, a maior cobertura foi registrada no Amapá que imunizou 62,59% das crianças, seguido pela Paraíba com 50,11%; a menor cobertura foi registrada no Estado de Rondônia com apenas 11,76% das crianças imunizadas. Até agora, apenas 4,16% ou 232 municípios atingiram a meta de 95% da cobertura vacinal do público-alvo.

   A maior cobertura 35,33% entre o público-alvo foi registrada em crianças de 2 anos de idade, enquanto a menor cobertura (34,23%) foi registrada entre crianças de 3 anos.
Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação em São Paulo.

   A Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação em São Paulo tem o objetivo de imunizar crianças e adolescentes de 0 a 14 anos contra até 20 doenças.
Segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde, entre o público alvo de 0 a 5 anos, estima-se imunizar 2,1 milhões de crianças contra Pólio. Enquanto a Multivacinação tem o objetivo de atualizar as carteiras de vacinação.

   Para saber quais vacinas a criança ainda não tomou, os pais devem levar a carteira de vacinação até o Posto de Saúde ou Unidade Básica de Saúde mais próxima para o profissional de saúde avaliar as doses que precisa aplicar.

  Vacinas disponíveis:

BCG (Contra Tuberculose); Rotavírus (diarréia); Poliomielite Oral e Intramuscular (paralisia infantil); Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib); Pneumocócica; Meningocócica; DTP; Tríplice viral (Sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne câncer de colo de útero e verrugas genitais); Febre Amarela; Varicela e Hepatite A.

By Riselda Morais

Jornal do Momento News impresso e digital Informando com qualidade!