Anúncio foi feito pelo prefeito da capital Ricardo Nunes na manhã desta segunda-feira (5). A estimativa de público é de aproximadamente 134 mil pessoas para a primeira dose da vacina contra a Covid-19
Na quarta-feira (7), a capital paulista começa a imunizar pessoas com 40 anos contra a Covid-19, público estimado em aproximadamente 134 mil moradores da capital. Para a vacinação deste grupo, toda a rede de postos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estará em operação.
Nesta segunda (5) e na terça-feira (6), segue a vacinação para a faixa etária de 41 anos, com público estimado em 132 mil pessoas.
Na sexta-feira (9) e no sábado (10), acontece a repescagem para que as pessoas com 40 e 41 anos que não conseguiram se imunizar nos dias previstos no calendário possam ter acesso à vacina. Nas mesmas datas, quem deixou de tomar a segunda dose (qualquer grupo) também poderá se vacinar. Por conta do feriado da Revolução Constitucionalista de 1932, na sexta e no sábado a vacinação ocorrerá apenas nas 82 AMAs/UBSs integradas das capital, das 7h às 19h.
De acordo com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, inicia hoje a vacinação de pessoas com 41 anos. “Tínhamos previsto a imunização de pessoas com 40 anos para o dia 8. Tendo em vista que a gente já recebeu 130 mil doses no sábado (3), a gente pode antecipar e fazer a vacinação de pessoas com 40 anos na quarta-feira (7)”, afirmou o prefeito.
O secretário Municipal da Saúde, Edson Aparecido, informa que dispõe de doses suficientes para as faixas etárias elegíveis nesta fase da campanha. “Cerca de 60% do público elegível do município de São Paulo já foi vacinado. Seguramente, vamos alcançar 70% da população vacinada com a primeira dose até o dia 15 de julho. A campanha segue num ritmo bom para a imunização e estamos esperançosos para atingir 100% do público alvo vacinado antes do mês de setembro, com a primeira dose”, disse o secretário.
Cabe ressaltar que todas as vacinas disponíveis foram aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e são eficazes e seguras contra a Covid-19. Não há necessidade nem possibilidade de escolher um imunizante específico.
Documentos necessários e pré-cadastro para vacinação
Para garantir as doses à população do município de São Paulo, a SMS reforça a obrigatoriedade de o cidadão apresentar no ato da vacinação um comprovante de residência na capital, juntamente com os documentos pessoais, preferencialmente Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
O comprovante de endereço no município de São Paulo pode ser apresentado de forma física ou digital. Se não houver no próprio nome do munícipe, serão aceitos comprovantes em nome do cônjuge, companheiro, pais e filhos, desde que apresentado também um documento que comprove o parentesco ou estado civil, como Registro Geral (RG), certidão de nascimento, certidão de casamento ou escritura de união estável.
Vale lembrar que o preenchimento do pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) agiliza o tempo de atendimento nos postos de vacinação. Basta inserir dados como nome completo, CPF, endereço, telefone e data de nascimento.