Amigos do Bem promove ação emergencial na Bahia e auxilia famílias afetadas pelas chuvas na região

Amigos do Bem

Alcione Albanesi - fundadora e presidente do Amigos do Bem. Divulgação

Mais de 50 mil pessoas serão beneficiadas com 150 mil quilos de alimentos, roupas e itens de higiene pessoal

   Atendendo regularmente cerca de 75 mil pessoas há 29 anos, o Amigos do Bem, um dos maiores projetos sociais do Brasil, mobilizou 70 voluntários, sendo 40 de São Paulo e 30 do sertão de Pernambuco e de Alagoas, para auxiliar as famílias impactadas pelas fortes chuvas e enchentes que aconteceram no sul da Bahia.

  Amigos do Bem Só nesta semana, serão doados 100 mil itens de saúde e higiene pessoal, mais de 50 mil peças de roupa (para homens, mulheres e crianças), 10 mil itens de cama, mesa e banho (lençóis, toalhas, colchas, fronhas, travesseiros) e 10 mil cestas básicas, totalizando 150 mil kg de alimentos. Mais de 50 mil pessoas serão beneficiadas nas regiões de Itabuna, Ibicaraí, Ubaitaba e Aurelino Leal, todas com decreto de situação de emergência pelo estado da Bahia.

   Além da entrega de doações, a ação conta com uma frente humanitária de apoio socioemocional às famílias com diversas iniciativas e palestras realizadas em caminhões palco com a chamada: “Não percam a fé e a esperança, este momento difícil vai passar”. O objetivo é transmitir acolhimento e levar música e uma mensagem de otimismo para adultos e crianças.

   Para aumentar a corrente de solidariedade, jovens e adultos do sertão de Pernambuco, Alagoas e Ceará, que um dia foram ajudados pela instituição, se unem aos Amigos do Bem de São Paulo para auxiliar quem precisa em outras regiões do Nordeste. É o caso da Bruna Carvalho (27), do sertão de AL: “A gente já passou fome e sede e fomos atendidos pelos Amigos do Bem, hoje estamos devolvendo o que um dia recebemos.”

   “Há quase 30 anos atuamos no sertão nordestino e, mais uma vez, mobilizamos Amigos do Bem para auxiliar milhares de famílias que perderam o pouco que tinham e que precisam de nós. Com nossos voluntários, estamos visitando cada casa e realizando um atendimento próximo às famílias, levando não apenas os recursos materiais, mas o amor e a esperança para que o maior número de pessoas receba ajuda e recupere a confiança”, comenta Alcione Albanesi, presidente e fundadora dos Amigos do Bem.

  Desde dezembro de 2021, milhares de moradores foram desabrigados e muitos perderam suas vidas devido às fortes chuvas e ao rompimento de duas barragens na Bahia. Essa é a maior enchente dos últimos 32 anos, que impactou mais de 400 mil pessoas. A Defesa Civil já decretou estado de calamidade pública e segue tomando as medidas cabíveis.

Seja um Amigo do Bem

    Para fazer parte desta corrente de solidariedade, os interessados devem acessar o site oficial do Amigos do Bem e escolher a quantia a ser doada via Pix ou transferência bancária.

Sobre os Amigos do Bem

    Desde 1993, os Amigos do Bem trabalham para transformar vidas no sertão nordestino, a região mais carente do Brasil. Todos os meses, mais de 75 mil pessoas, que vivem em 140 povoados em situação de extrema pobreza, são atendidas com projetos de educação, trabalho e renda, água, moradia e saúde. Fundado por Alcione Albanesi, Amigos do Bem é hoje considerado um dos maiores projetos sociais do país, tendo criado um Modelo de Desenvolvimento Social Sustentável e diversas iniciativas de impacto social com a atuação de quase 11 mil voluntários ativos.

Tradução »