Objetivo da ação é informar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença
Março é o mês da conscientização do câncer colorretal, conhecido também como câncer do intestino grosso ou câncer de cólon e de reto. Como parte do trabalho de conscientização sobre a doença, no dia 23 de março, a Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino (ABRAPRECI) instala no Parque Ibirapuera, uma réplica de um intestino em tamanho gigante. No interior da estrutura, estarão representadas as enfermidades como hemorróidas, doença inflamatória, pólipos, divertículos e o câncer, que serão explicadas por profissionais de saúde.
O câncer colorretal é o terceiro mais frequente em homens e o segundo entre as mulheres no Brasil. O INCA (Instituto Nacional do Câncer) estima cerca de 17 mil casos novos em homens e 18 mil em mulheres para cada ano do biênio 2018-2019¹. A nível mundial, representa 1,4 milhão de casos novos e quase 700 mil óbitos em 2012.
“A ação no Parque Ibirapuera visa conscientizar a população, de forma dinâmica, com informações importantes sobre as causas desse câncer, mostrando como a prevenção pode ser simples, com maior chance de sucesso no tratamento, quando a doença é diagnosticada precocemente” explica a Dra. Angelita Habr-Gama, presidente da ABRAPRECI.
Junto com o Intestino Gigante, estará montado um céu de guarda-chuvas coloridos, tema da campanha Março em Cores para a conscientização da doença e proteção dos pacientes. São oito instituições de médicos e pacientes apoiando a iniciativa do mês colorido, afinal o Câncer Colorretal não pode passar em branco: Instituto Oncoguia; Instituto Vencer o Câncer; Associação Brasileira de Prevenção de Câncer de Intestino (ABRAPRECI); Associação Nossa Casa; o Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer (Naspec); Amor e União Contra o Câncer (AMUCC); Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (HumSol); Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama).
Resumo
- No dia 23/03 o parque em SP será palco de evento informativo sobre a doença com alta incidência em homens e mulheres
- Objetivo da ação é informar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença
- Profissionais de saúde estarão presentes para prover mais detalhes sobre a doença à população.