Riselda Morais
A quarta-feira (26/06) tornou-se uma data histórica, é o dia que marca a primeira vez em que uma mulher torna-se comandante das aeronaves Águias, nos 35 anos de existência do CAV – Comando de Aviação de Polícia Militar, setor responsável pelas operações dos helicópteros que atuam em operações policiais e de salvamento e resgate no Estado de São Paulo.
O Conselho de Voo da Unidade, presidido pelo Cel. PM Paulo Luiz Scachetti Junior, Comandante da Aviação da PMESP, declarou apta a 1ª Tenente PM Mayara Roberta Mieko Tanaka de Moraes, 31 anos, a assumir o comando das aeronaves Águias, após todas as etapas de ascensão ao comando, treinamento do voo avançado e programa de voos avaliados, terem sido cumpridas com êxito.
Mayara ingressou na Academia da Polícia Militar do Barro Branco, na capital paulista, em 2005, aos 17 anos. Depois de formou-se, em 2008 ela passou a trabalhar no 18º BPM/I em Presidente Prudente, onde atuou por um ano, depois foi para o 42º BPM/I de Presidente Venceslau. Ingressou no Grupamento Aéreo em 2013 e desde 2015 atua na Base de Aviação de Presidente Prudente.
O Grupamento de Radio Patrulha Aérea “João Negrão” possui cerca de 30 helicópteros e cinco aviões espalhados em 11 bases que, além das missões de resgate e operações policiais, atuam no transporte de órgãos para transplantes, combate a incêndios e coordenação e apoio de situações de emergência no Estado de São Paulo.