26,7 milhões de brasileiros em 2.712 municípios brasileiros vivem em Deserto de Notícias, sem veículos de comunicação, sem imprensa local e sem cobertura jornalística
De acordo com dados do Mapeamento de veículos jornalísticos brasileiros, a cerca do Jornalismo local, realizado pelo Atlas da Notícia, em 2023, houve uma redução de 8,6% nos desertos de notícias, mas o jornalismo local precisa de incentivos para continuar.
De acordo como o Atlas 2023 existem 14.444 veículos jornalísticos no Brasil, um aumento de 5,2% comparado ao mapeamento do ano anterior. De acordo com o meio jornalístico, 5.245 são Online; 4.836 rádios; 3.121 impressos e 1.242 televisões. Houve uma redução de 23,4% no meio impresso e 8,6% nas redes de TV. No mesmo período, 942 veículos de comunicação encerraram as atividades.
Por região, o Sudeste com 4.708, concentra 32,70% dos veículos jornalísticos em atividade. Em segundo vem a região Sul com 3.823 (26,50%). Seguido pela região Nordeste com 2.728 (18,90%) veículos ativos. Enquanto a região Centro-Oeste conta com apenas 1.900 (13,20%) e a Norte com 1.285 o correspondente a 8,70% dos veículos de comunicação ativos do País.
Entre os Municípios, apenas 51% deles tem pelo menos 1 veículo jornalístico, essa porcentagem representa apenas 2.858 cidades brasileiras que concentram 86,8% da população, um total de 176,3 milhões de brasileiros com acesso a informação de qualidade.
Isto significa que 48,7% das cidades ou 2.712 municípios brasileiros vivem em Deserto de Notícias, sem veículos de comunicação, sem imprensa local e sem cobertura jornalística.
A média populacional por deserto de notícias é de 9.867 pessoas, um total de 26.760,627 brasileiros sem acesso a notícia jornalística local.
Segundo o Mapeamento do Atlas da Notícia, 26% dos municípios são quase Desertos de Notícias, contam com apenas 1 ou 2 veículos jornalísticos e correm o risco de se tornarem desertos afetando diretamente 32 milhões de pessoas.
O Atlas alerta ainda que, 79 veículos jornalísticos brasileiros fecharam em 2023 e que o Jornalismo Local Brasileiro precisa de incentivos para continuar ativo, levando informação de qualidade a população brasileira.