Além de emissão de RGA, vacinação antirrábica, identificação por microchip e emissão de termo de castração, a programação conta com tendas voltadas a atividades educativas e atrações para toda a família
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) e da Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ), da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), realiza a segunda edição da Semana Animal SP entre os dias 28 de setembro e 4 de outubro, com diversas atividades que ocorrem de forma simultânea em todo o município.
O evento, que também celebra o Dia Mundial Contra a Raiva (28 de setembro), o Dia Internacional do Morcego (1º de outubro) e o Dia Mundial dos Animais (4 de outubro), tem o objetivo de conscientizar a população sobre a guarda responsável e oferecer uma série de serviços gratuitos para os pets dos moradores da cidade de São Paulo, como vacinação antirrábica, castração, emissão do Registro Geral do Animal (RGA) e implantação de microchip.
“Proporcionar saúde, segurança e bem-estar aos animais de estimação é, além de um dever, uma das maiores demonstrações de afeto que o tutor pode oferecer. A Semana Animal SP é uma ótima oportunidade para os munícipes acessarem os diversos serviços gratuitos oferecidos pela Prefeitura de São Paulo e ao mesmo tempo aproveitarem as atrações programadas para toda a família”, diz Analy Xavier, coordenadora da Cosap.
Avaliação nutricional dos animais dos visitantes, dinâmicas sobre guarda responsável, espaço kids, caverna de morcegos e ala das abelhas também fazem parte da programação. Haverá ainda adoção de cães, gatos e animais de fazenda.
A primeira edição da Semana Animal SP, que ocorreu entre os dias 4 e 10 de outubro de 2022, recebeu 18.319 visitantes. Neste ano, com a ampliação das atividades oferecidas, a expectativa é receber cerca de 20 mil pessoas. “Uma das novidades para 2023 é a tematização de áreas onde o visitante poderá vivenciar experiências diferenciadas sobre a vida dos morcegos, das abelhas e até mesmo da rotina de atuação dos profissionais da Saúde no combate à dengue no município”, revela Luiz Artur Caldeira, coordenador da Covisa.
Microchip, RGA e castração
Durante a Semana Animal SP, o microchip, que normalmente é concedido somente aos animais castrados pelo Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos (PPCRCG) do município, estará disponível também para aqueles que não foram castrados pelo programa público. Dessa forma, os tutores poderão aproveitar esse benefício tão importante, já que a identificação por microchip é também uma forma de promover o reencontro do animal com seu tutor caso ele fuja e seja encontrado por alguém.
A implantação do dispositivo será realizada de forma gratuita em cães e gatos a partir de três meses de idade. Caso o tutor ainda não tenha feito o RGA, o animal será registrado no ato da identificação. O documento funciona como uma “carteira de identidade” para animais de estimação e apresenta, além dos dados do pet, as informações sobre o tutor. O animal registrado recebe uma plaqueta com o número do registro correspondente e deve usá-la permanentemente presa à coleira, enquanto a carteirinha é encaminhada por e-mail ao tutor, para que este tenha os dados do seu animal sempre à mão.
Já para a castração de cães e gatos em uma das clínicas veterinárias contratadas da prefeitura é necessário, primeiro, obter o termo de encaminhamento e caso o animal não seja registrado, o RGA também é emitido durante o atendimento.
As praças de atendimento espalhadas pela cidade estarão com horário ampliados durante a Semana Animal SP para realização desses serviços. Para isso, basta levar os documentos obrigatórios que incluem RG e CPF do tutor, comprovante de residência em seu nome emitido nos últimos três meses, foto do animal para colocar na carteirinha de RGA e comprovante de vacinação contra a raiva, se houver.
Vacinação contra a raiva
Uma das mais antigas zoonoses conhecidas pela humanidade, a raiva é uma doença infectocontagiosa provocada por um vírus, transmitido normalmente pelo contato da saliva de animais doentes, na pele ou mucosa por mordeduras ou escoriações.
A vacinação de cães e gatos é a melhor forma de garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e por consequência para a população humana. Ela é obrigatória e deve ser realizada anualmente.
Na Semana Animal SP, o munícipe poderá vacinar os animais de estimação nos postos fixos, que estarão com horários ampliados, além dos postos volantes em várias regiões da cidade. Para receber a vacina antirrábica, o animal deve estar saudável. Cães e gatos com diarreia, em tratamento ou convalescendo de cirurgias devem aguardar a recuperação. Após a imunização, os pets podem receber água e alimentação normalmente.
“Não há como separar a saúde humana da saúde animal. O cuidado com os pets é fundamental, inclusive, para diminuir os riscos de zoonoses, preservar a saúde e o meio ambiente, melhorando nossa qualidade de vida. O evento é mais uma oportunidade aos paulistanos de terem acesso aos serviços voltados aos animais que a capital oferece”, afirma Caldeira. “No evento, os visitantes serão orientados inclusive sobre as precauções necessárias para evitar a transmissão da raiva entre pessoas e animais domésticos”, completa.
Confira os postos de vacinação pelo link: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/saude_e_protecao_ao_animal_domestico/index.php?p=335243
Adote na Cosap
A população que desejar adotar um pet poderá buscar o serviço todos os dias durante a Semana Animal SP, inclusive no sábado (30) e domingo (1º). Há mais de 240 animais disponíveis para adoção no Centro Municipal de Adoção, entre cães, gatos, cavalos e porcos.
Para adotar, o munícipe precisa apresentar o Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência recente (dos últimos três meses) e pagar uma taxa pública de R$ 31,20. Também é necessário levar coleira e guia no caso dos cães ou caixa de transporte no caso de gatos.
“A programação da Semana Animal SP está repleta de atrações para conscientizar a população sobre a importância da guarda responsável, que é premissa para quem decide ter um animal de estimação. É fundamental que as pessoas entendam as regras básicas da adoção, que incluem alimentação adequada, água, higiene, vacinação, cuidados médico-veterinários, atenção e muito carinho para o novo membro da família”, ressalta Analy.
Confira os animais disponíveis para adoção pelo link: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/saude_e_protecao_ao_animal_domestico/index.php?p=272491