Evite ser enganada, veja como e quando você deve verificar a água e o óleo de motor de seu veículo

    A cultura machista arraigada de que carro é coisa de homem e que mulher não entende nada de carro ou dirige mal está ultrapassada senhores, vamos nos atualizar? Essa é a mesma cultura machista, que até hoje, ano 2022, tempos de mulheres independentes, que em nada lembram as submissas de antigamente, dificulta a vida feminina quando precisamos  de um profissional de manutenção de veículos.

  Trago-lhes neste artigo, uma experiência vivida esta semana, para solucionar um zumbido que apareceu no som do meu carro, cuja solução seria apenas trocar ou desativar um alto-falante.

   Trago-lhes também algumas informações úteis sobre como e quando verificar a água e o óleo de motor de seu veículo, para não se deixar enganar pelas inúmeras abordagens quando  vai abastecer.

     Sou Mulher e amo meu carro, então senhor profissional de manutenção de veículos, não tente me enrolar!  O machismo arraigado na sociedade brasileira, especialmente nos homens, mas lamentavelmente em muitas mulheres também, faz, infelizmente, com que ao procurar um profissional para manutenção do carro, nós mulheres sejamos tratadas como total ignorantes a respeito de nossos veículos.

      No trânsito a mulher mesmo dirigindo melhor que muitos homens, muitas vezes sofre fechadas, é provocada por motoristas homens, que se enfiam na frente mesmo quando não é deles a preferência e sofre até agressões verbais, como palavrões, pelo simples fato de ser uma mulher ao volante.

    Muitos homens não suportam ver uma mulher agindo de igual para igual e se incomodam, visivelmente, até quando o carro da mulher que vê no trânsito é melhor que o deles.

    Essa semana pude constatar mais uma vez a desonestidade de profissionais que trabalham na manutenção de veículos quando se trata de atender uma mulher.

      Proprietária de um Honda City, percebi um zumbido agudo no som do veículo, além do som saindo bagunçado, com um certo pipoco.

   No entanto enquanto ligado, o som saia ruim em todas os alto-falantes, mas com o som desligado o zumbido permanecia mais forte e apenas no alto-falante da porta traseira do lado do passageiro. O zumbido era tão incômodo que parecia que o escutava até quando estava dormindo, rs…

    Falando com minha filha, uma advogada apaixonada por carros, ela enfatizou: “É um problema crônico do Honda, é só mal contato ou um alto-falante que queimou. Fica esperta que vão tentar te enfiar um monte de coisa, dizer que é a central de multimídia de seu carro, não entra nessa”. Logo depois, ela me enviou um vídeo do Sound Store que demonstrava exatamente o mesmo problema em um City que usava exatamente o mesmo som que o meu.

    No dia seguinte, fui em três lugares que trabalham com som automotivo, sendo dois em Vila Matilde e um em Vila Guilhermina, São Paulo.

  No primeiro informei: “Preciso desativar o alto-falante dessa porta que está provocando zumbido no som. Quanto custa?

– Só para desmontar a parte interna da porta cobro 60 reais. Posso ver o carro?

– Claro. Abri a porta para ele entrar!

– Aaah, é um mal contato no som, mas pode ser em qualquer lugar, preciso desmontar tudo até achar onde é.

– Não moço, só quero mexer no alto-falante dessa porta. Só desativar.

– Já disse, preciso desmontar tudo, é mal contato no som, preciso achar onde é.

Disse OK e parti para um segundo profissional em Vila Matilde.

Mais uma vez, repeti: “Preciso desativar um alto-falante que está provocando zumbido”.

Ele entrou no carro, ligou o som e falou: É o módulo. Preciso desmontar tudo aqui por baixo para ver onde fica esse módulo.

– Não moço, não precisa desmontar tudo não. Só a parte interna de uma porta.

Ele foi enfático: – “Você compra o carro de outra pessoa, não sabe com quantos problemas o carro vem”.

Assustei: – Opaa! Comprei esse carro zero. Então é melhor levar na autorizada que eles sabem onde está o módulo.

    No terceiro ele mostrou que conhece bem de som. Ligou e afirmou: 

– “O problema é o som. A senhora pode comprar um aparelho desse aqui por uns 1.700 reais na internet. Mas se quiser um mais simples, tenho aqui uns de 700 a 900 reais que vai suprir suas necessidades”.

Fui para casa indignada!

     Diante de tanta esperteza, eu e minha filha, sob a supervisão de meu marido, desmontamos a parte interna  porta e desconectamos o bendito alto-falante, que estava com o ímã quente. O som ficou ótimo e o zumbido acabou.

   Outro lugar que nós mulheres precisamos saber dizer não, são os postos de combustíveis. Mal se estaciona e o frentista gentilmente oferece: 

– Quer dar uma olhada na água, no óleo?

Junto com um simpático sorriso, digo sempre: – Não, obrigada!

  Quando chego ao posto, meu carro esteve em funcionamento, o motor está quente, logo o óleo e a água estão circulando pelas galerias de condução dos fluidos no motor.  Ao conferir o nível do óleo na vareta, ele estará abaixo do nível ideal. Se completar o óleo com o motor quente teremos excesso do fluido quando ele voltar do motor para o cárter, isso vai sobrecarregar o motor para funcionar, o veículo vai gastar mais combustível e ter sua eficiência comprometida.

Devemos sim, manter os níveis dos fluídos, água e óleo de acordo com o recomendado, nos níveis ideais. 

Como verificar os níveis dos fluídos

Para verificar corretamente os níveis dos fluídos, faça-o em local plano, com o motor frio e desligado. Se tiver que ligar espere uns dez minutos até o óleo voltar ao cárter e se acomodar. 

Como abrir e fechar o capô do carro: 

Puxe a alavanca interna embaixo do painel, do lado esquerdo do banco do motorista. Você irá escutar o estalo da trava do capô soltando. Na frente do veículo, bem no meio e na ponta, com a mão localize a trava e aperte para abrir totalmente o capô. Na lateral à direita, está a haste que segura a tampa aberta.

Para fechar o capô, abaixe a tampa até que ela fique a 20 centímetros de distância da trava e então solte a tampa.

Para verificar o óleo de motor:

Próximo ao motor, há uma vareta com uma argola na ponta. Retire a vareta e limpe a extremidade com uma flanela branca. 

  Verifique a cor do óleo que deve estar amarelo-esverdeada. Se estiver escuro, significa que está na hora de fazer a troca.

  Reintroduza a vareta, gire para um lado e para o outro e retire mais uma vez, observe o nível que deve estar entre os riscos de mínimo e máximo. Abaixo do mínimo, precisa completar ou seu motor vai ficar sem lubrificação. Mas acima do máximo também não pode, precisa drenar ou o excesso vai causar problemas! Verifique o tipo de óleo no manual de seu veículo.

Para verificar a água do reservatório do radiador:

Abra o capô do carro, à direita e na parte mais próxima do farol, está o reservatório de água do radiador. Observe se o nível da água está acima do mínimo indicado pela seta do reservatório. Para completar a água do carro, abra a tampa do reservatório (sempre com o motor frio, nunca abra essa tampa com o motor quente) e complete com água aditivada. Verifique o tipo de aditivo no manual de seu veículo.

Como colocar água no limpador de para-brisa:

Completar a água do limpador de para-brisa é o muito fácil. O reservatório fica bem no cantinho superior direito, próximo ao vidro da frente.Não tem marcação de quantidade mínima e nem máxima de água.  É só abrir a tampa e colocar água de torneira o tanto que couber. Feche a tampa apertando bem e pronto. Somos mulheres e merecemos bons profissionais!

By Riselda Morais

Jornal do Momento News impresso e digital Informando com qualidade!