Em julho, assista quatro lives grátis com Neymar Dias e mais dois grupos diferentes
Nos dias 13, terça-feira, e 15, quinta-feira, de julho, serão realizadas as lives de Neymar Dias e Quarteto de Cordas com repertórios diferentes a cada dia, modas de violas, obras autorais, músicas brasileira, clássicas e rock.
No entanto, para apimentar as apresentações, se juntam ao artista e sua viola, o quarteto de cordas formado por Sergei Eleazar de Carvalho (1° violino), Marcos Scheffel (2° violino), Daniel Pires (viola) e Vana Bock (violoncelo). As lives são gratuitas e acontecem no youtube do Neymar Dias https://www.youtube.com/user/neimard/
Mas… como tudo que é bom, pedimos bis, nos dias 20, terça-feira, e 22, quinta-feira, de julho, as lives serão com Neymar Dias Trio. No repertório obras de Neymar Dias, Beatles e clássicas de Villa-Lobos, Haydn e Bach. O trio é composto por Neymar Dias (viola brasileira), Vana Bock (violoncelo), e Pedro Gadelha (contrabaixo acústico).
O projeto foi contemplado com a Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei 14.017/20 do Governo Federal), através do PROAC (Programa de Ação Cultural) do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Neymar Dias foi de início, autodidata, e assim aprendeu vários instrumentos de cordas. Posteriormente, iniciou os estudos regulares de música e formou-se em composição e regência pela FAAM, integrando também orquestras respeitadas como a OSUSP e a Experimental de Repertório, o músico paulistano sempre atuou com excelência como contrabaixista tanto na música popular quanto na erudita.
Filho de um compositor de música caipira, trazendo em sua memória e história uma vastidão de estilos – do jazz à música erudita, com um profundo conhecimento da música regional brasileira, acumulado desde a primeira infância.
Com 7 CDs gravados, realiza intenso trabalho na música popular e erudita, atuando como compositor, arranjador e músico, trabalhando com artistas, como: Inezita Barroso, Nelson Aires, Monica Salmaso, Ivan Lins, André Mehmari e Toninho Ferragutti, com quem gravou o CD “Festa na Roça” indicado ao Grammy Latino em 2014.
Programas Completos:
Neymar Dias e Quarteto de Cordas – Live 1
Suíte Raiz:
Tristeza do jeca (Angelino de Oliveira)
De papo pro ar (Joubert de Carvalho/Olegário Mariano)
Boiadeiro errante (Teddy Vieira)
Chora viola (Tião Carreiro/Lourival dos Santos)
Estrada Branca (Tom Jobim /Vinicius de Moraes)
In my life (John Lennon /Paul McCartney
Amargurado (Dino Franco /Tião Carreiro )
Em tempo de avanço (Tião Carreiro/Lourival dos Santos)
Neymar Dias e Quarteto de Cordas – Live 2
Água (Neymar Dias)
Lá Valse (Neymar Dias)
Depois da Serra (Neymar Dias)
Barroca (Neymar Dias)
Here comes The Sun (George Harrison) / Romaria (Renato Teixeira)
6 – If I Could (Neymar Dias)
Gavotte et Rondeaul ,Partita 3 em Mi Maior BWV 1006 (J.S.Bach) – Transcrição: Neymar Dias
Gavotte, Suíte 6 BWV 1012 (J.S.Bach) – Transcrição: Neymar Dias
Brandenbird – Concerto de Brandemburgo 3 (J.S.Bach) / Blackbird (Lennon/Mc Cartney) – Transcrição: Neymar Dias
Live 1
Chorale St Antoni (Joseph Haydn) – Arr.: Neymar Dias
You’ve Got to Hide your Love Away (Lennon/McCartney) – Arr: Neymar Dias
Ária da Bachianas 5 (Heitor Villa Lobos) – Arr.: Neymar Dias
Melodia Sentimental (Heitor Villa Lobos) – Arr.: Neymar Dias
Trenzinho do Caipira (Heitor Villa Lobos) – Arr.: Neymar Dias
Minuetos 1 e 2 da Suíte 1 (J.S.Bach) – Transcrição: Neymar Dias
Prelúdio da Suíte 1 (J.S.Bach) – Transcrição: Neymar Dias
You’ve Got to hide your love away (Lennon / McCartney) – Arr.: Neymar Dias
Live 2
Lá valse (Neymar Dias)
Chamamé da Lua (Neymar Dias)
Depois da Serra (Neymar Dias)
Barroca (Neymar Dias)
Dueto 3 para viola brasileira e viola clássica ou cello (Neymar Dias)
Busca (Neymar Dias)
Giga (Neymar Dias)
Neymar Dias e Quarteto de Cordas
Neymar Dias e Quarteto de cordas, apresentam um concerto em que as possibilidades solísticas da viola brasileira dialogam com diferentes estilos musicais.
Com formação e experiência que abarcam anos de dedicação à música erudita e popular, Neymar entrega ao público arranjos com a personalidade de quem conhece e sabe explorar esses dois universos com profundidade. Desta forma, propõe novas possibilidades de imersão musical para a viola brasileira, sempre com o cuidado de preservar as características, de raízes ancestrais, sobre as quais foi construída a história do instrumento. O repertório abrange os temas tradicionais da música caipira regional, passando pela música erudita, com Bach, Villa Lobos, além de composições autorais que dialogam também com a música pop. É a viola brasileira expandindo seus horizontes para além do repertório tradicional de raiz.
O quarteto é formado por Vana Bock, Sergei Eleazar de Carvalho, Marcos Scheffel e Daniel Pires.
Neymar Dias Trio
Neymar Dias trio, apresenta um concerto em que as possibilidades solísticas e harmônicas da viola brasileira são exploradas para além do gênero pelo qual ficou conhecida no Brasil: a música raiz. Para isso, o músico de formação erudita e popular, com anos de experiência nas duas áreas, elabora arranjos em que a viola brasileira dialoga com diversos estilos musicais, indo da música raiz até Bach, ou de Beatles a Tom Jobim. Neymar Dias entrega o que promete de forma primorosa, sempre respeitando as características originais do instrumento e assim contribuindo para a expansão do repertório da viola brasileira. Os dois músicos que integram o trio, Vana Bock (violoncelo), e Pedro Gadelha (contrabaixo acústico), ambos de formação erudita, colaboram de forma personalizada para execução desse repertório.
Leia também
ONG Bem da Madrugada realiza ações emergenciais durante o inverno