5 documentários brasileiros para assistir no friozinho

godiva propaganda

Neste mês foi comemorado o dia do documentário brasileiro, dia 7 de Agosto, aproveite o isolamento e assista produções brasileiras

   A data foi determinada pela Associação Brasileira de Documentaristas (ABD), para homenagear Olney São Paulo, cineasta baiano que é autor de títulos como O profeta de Feira de Santana (1970) e Ciganos do Nordeste (1976).

    Olney foi preso e torturado durante a ditadura militar em decorrência do filme Manhã Cinzenta (1969). Segundo a Ancine (Agência Nacional do Cinema), desde 1995, foram lançados 675 documentários. O gênero é mais curto do que um filme e geralmente fica fora do grande streaming, com temas que aprofundam mais alguma situação e mostram a realidade dos personagens buscando estender as narrativas.

    Segundo o site da Secretaria Especial da Cultura, o governo disponibiliza na Cinemateca Brasileira , o acesso a vários conteúdos on-line e no catálogo físico, disponível na sede da entidade. Nesta pandemia em que o isolamento foi o meio de conter o contágio pode-se aproveitar o período para assistir filmes e séries que possa nos inspirar e melhorar a nossa carreira.

   Para Leandro Rampazzo, Ceo da Godiva Propaganda, o audiovisual brasileiro sempre esteve num roll de destaque internacional, porém o que vimos nos últimos dois anos foi uma popularização do gênero. “O que vejo é que desde de 2018, o público em geral, têm buscado mais produções nacionais, que tem se mostrado a altura das internacionais. Acredito que é de extrema importância se munir destes conteúdos, principalmente para compreendermos diversos recortes do país”, afirma Leandro.

Pensando nisso, o CEO da Godiva Propaganda, Leandro Rampazzo elaborou uma lista com 5 documentários para você dar uma guinada na sua carreira em 2020:

• O Sal da Terra (de Wim Wenders e Juliano Salgado – 2014).
   O documentário foi em 2015 indicado ao oscar como melhor documentário. E conta a história do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, que em seu projeto “Genesis” uma expedição que tem como objetivo registrar através de fotografias civilizações e locais pouco explorados pelo planeta. Sebastião mostra a importância de viajar e conhecer outras culturas. Essa bagagem de experiência agregará na sua profissão e no respeito às diferenças na empresa.

•Lixo Extraordinário (de Lucy Walker -2010)

   O artista plástico Vik Muniz tem um projeto junto com catadores de material reciclável em um dos maiores aterros controlados do mundo, localizado no Jardim Gramacho, bairro periférico de Duque de Caxias. A narrativa mostra o trabalho que é feito no lixão e como os materiais viram arte. Walker traz para a nossa carreira uma reflexão da sustentabilidade. O documentário serve para refletirmos sobre ações sustentáveis possíveis de serem aplicadas na sua empresa. Lembre-se: né na pró atividade e saindo da “caixa” que você será notado no ambiente empresarial.

• Um novo Capitalismo (Henry Grazinol – 2017)

  O longa-metragem, produzido pela Talk Filmes e pela Dois e Meio Inteligência em Negócios Sociais, conta a história de cinco empreendedores sociais do Brasil, da Índia e do México que encontraram uma alternativa: construir um novo capitalismo, mais justo e humano. Criadores de empresas com impacto social, eles acreditam que é possível ter negócios lucrativos e ao mesmo tempo acabar com a pobreza no mundo. Disponível na Netflix. Henry nos traz a importância de ter aderência aos valores da empresa em que se trabalha. Quando avaliar onde você quer trabalhar: pesquise sobre o que a empresa acredita e pratica a sociedade.

• Carta para além dos muros (André Canto 2019)

   Através da costura desta complexa colcha de retalhos, o filme investiga e expõe o estigma e a discriminação como produtos de uma sociedade que insiste em  manter marginalizadas as pessoas que vivem com HIV, mesmo 30 anos depois do início da epidemia. Disponível na Netflix. Mais um documentário que mostra a importância de respeitar as diversidades e diferenças nas empresas. Serve como inspiração para todos nós a respeitar a todxs sem distinção.

•Encontro com Milton Santos: o mundo global visto do lado de cá (Sílvio Tendler – 2006)

   Como em uma entrevista, o diretor Sílvio Tendler, debate o que a globalização influenciou na vida das pessoas a partir das percepções do geógrafo brasileiro Milton Santos, a narrativa mostra diferentes aspectos que impulsionaram os efeitos da globalização e das relações sociais. Importante esta análise para entendermos o Brasil de hoje e como isso influenciou na utilização da terra, do trabalho e das nossas vidas. As filmagens aconteceram 3 meses antes da morte de Milton então vale muito a pena conferir.

Sobre a Godiva Propaganda

    É uma agência de publicidade full service, especializada em franchising, saúde e varejo. A Godiva Propaganda tem soluções com forte poder criativo direcionado às necessidades específicas de cada cliente. Isso passa pelas mídias tradicionais como TV, Rádio, Impresso, incluindo o Digital que, atualmente, virou comodite.
    A agência Godiva Propaganda é focada em buscar meios inovadores que possibilitem maior fit e aderência ao mercado de seus clientes dos mais variados perfis: multinacionais, franchising, hospitais e laboratórios, restaurantes e fast food, startups, entre outros. Tendo como foco central a performance e resultados, atendem grandes marcas no Brasil e exterior. Entre os clientes estão: Lavoisier, Banco Luso Brasileiro e a rede Minds English School.

By Riselda Morais

Jornal do Momento News impresso e digital Informando com qualidade!