Docente do Senac dá dicas sobre como economizar em viagens e cuidados para arrumar a mala

   Por: Cleide Rodrigues / Lívia Martins

  Para aproveitar uma viagem com tranquilidade e segurança é preciso se organizar e realizar um bom planejamento com antecedência. Os detalhes incluem escolha do roteiro, arrumação da mala, orçamento, entre outras questões. Com base neste contexto, Raquel Delage, docente do Senac Largo Treze, orienta como é possível economizar nas viagens de férias e ainda apresenta dicas de como arrumar a mala.

 Se puder evite as altas temporadas

Quem tiver a oportunidade de viajar fora das altas temporadas, vai conseguir economizar, porém, para quem tem filhos e precisa aproveitar as férias escolares, as altas temporadas são as melhores opções, apesar dos valores mais altos. Quem busca lugares mais animados e frequentados, também deve optar por esse período. Para economizar, é importante se programar alguns meses antes ou comprar um pacote de viagens parcelado no cartão de crédito ou boleto bancário. Deixar a última parcela para um mês antes da partida pode ser uma boa alternativa, principalmente para quem deseja evitar pagar muitas prestações após a viagem.

Monte um roteiro de viagem

O roteiro da viagem é outra questão que deve ser levada em conta. Segundo a especialista, “o planejamento assertivo de um roteiro, independentemente se for uma agência de viagens ou por conta própria, é fundamental para melhor aproveitar os passeios. A partir dele, é possível se organizar para visitar parques, praias, museus e outros atrativos da cidade e ou país onde estiver”.

Compre a passagem com antecedência

Atualmente existem aplicativos que alertam quando as passagens para o destino desejado estão com preços mais acessíveis. É importante ficar atento ao escolher o aeroporto, pois voos domésticos como São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, por exemplo, apresentam significativas alterações no preço e vale avaliar se compensa embarcar ou desembarcar em aeroportos longe do centro da cidade.

Outra dica que não pode faltar para quem vai viajar é a organização da mala. Afinal, quando é preciso escolher o que levar, tudo parece ser indispensável e surgem dúvidas sobre o que é prioridade. A especialista da instituição também dá dicas simples para esse momento.

Dicas de como arrumar a mala

Em destinos quentes, as malas podem ser menores, porque as peças são mais leves e ocupam menos espaço. Já para destinos frios, o ideal é que as malas sejam maiores, devido à quantidade de casacos, botas e acessórios. Uma opção é comprar os casacos mais pesados no destino, mas lembre-se de deixar espaço na mala para quando voltar. “Para seleção de roupas, independentemente do destino, busque fazer o exercício de ir por partes do corpo”, alerta a especialista. 

Cuidados na hora de fazer a mala

Caso você esteja dividindo o quarto na viagem, evite utilizar sacos plásticos para guardar calçados, eles fazem barulho quando manuseados e isso pode incomodar seu colega. A melhor opção são os saquinhos de pano. A necessaire para higiene pessoal é outro item que não pode ficar de fora, mas procure fechar a tampa com fita adesiva, a fim de evitar vazamento durante o trajeto. “Lembre-se de levar os remédios de uso habitual, caso utilize algum. De qualquer forma, tenha sempre na mala remédios para dor, em caso de necessidade. Para destinos no exterior, tenha a receita médica e a bula junto a você”, finaliza Raquel.  

Raquel Gotardelo Delage – Graduada em Turismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e mestre em Educação, Arte e História da cultura pela Universidade Mackenzie. Possui experiência na área de Turismo receptivo em museus e centros históricos nos estados de Minas Gerais e São Paulo. Atuou na área de Cerimonial e eventos e atualmente leciona no Programa Aprendizagem buscando envolver os alunos em visitas a exposições e museus a fim de explorar a cidade de São Paulo.

Riselda Morais

Jornais da ACRM - Fonte segura de informação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *