ANAC autorizou aumento de 4,5833% em tarifas de embarque para voos domésticos e internacionais

   Por: Riselda Morais

    A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) autorizou nesta terça-feira (16) um aumento de 4,5833% nas tarifas aeroportuárias dos terminais administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
Com o reajuste, o valor da tarifa de vôos domésticos passa de R$ 29,90 para R$ 31,27 e para os embarques internacionais a tarifa passou de R$ 115,64 para 118,06.
      Os novos valores que entrarão em vigor em 30 dias recaem sobre as tarifas de embarque, conexão, pouso e permanência. Foi reajustado também os tetos das tarifas de armazenagem e capatazia de cargas em 2,94%.
      Segundo a ANAC, o reajuste foi aplicado sobre os tetos estabelecidos pela Portaria nº 169/SRA, de 17 de janeiro de 2017, considerando a inflação acumulada entre dezembro de 2016 e dezembro de 2017, medida pela variação do IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo do IBGE observada no período.
      A ANAC divulgou também o ranking com as manifestações dos usuários do transporte aéreo.
     Os dados coletados a partir de janeiro de 2017 por meio da plataforma consumidor.gov.br, consideram as quatro companhias que juntas corresponderam a 99% da participação no mercado doméstico e apontam a quantidade de reclamações registradas; o prazo médio de resposta pela empresa; o índice de solução das demandas conforme a avaliação dos consumidores; e o índice de satisfação dos consumidores com o atendimento prestado pelas empresas na plataforma.
     De um total de 89.147.502 passageiros transportados foram registradas um total de 12.314 reclamações para as quatro companhias aéreas: Latam, Gol, Azul e Avianca.
      A Latam transportou 30.531.672 passageiros e recebeu 5.479 reclamações.  A segunda Companhia Aérea mais reclamada foi a Azul, que recebeu 3.478 reclamações ao transportar 19.592.901 passageiros. A Gol recebeu 2.178 reclamações mas foi a segundo companhia que mais transportou, com 29.199.052 passageiros.  A Avianca transportou 9.823.877 passageiros e recebeu 1.179 reclamações no mesmo período.
    Variando de 1 a 5 o índice de satisfação dos consumidores com o atendimento prestado pelas empresas na plataforma colocou a Avianca com 2,96; a Gol 2,65; Latam 2,54 e a Azul com 2,08.

Riselda Morais

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