Defesa Civil alerta cidadãos sobre desastres naturais via SMS

Foto: Divulgação Defesa Civil   

     A Defesa Civil do Estado de São Paulo adotou, nesta quinta-feira (16), uma ação inovadora para alertar a população sobre os desastres naturais no Estado de São Paulo.
A partir de agora, qualquer cidadão poderá se cadastrar gratuitamente para receber os alertas de riscos de desastres naturais em seu celular, enviando uma mensagem de SMS com o número do CEP de interesse para o número 40199.
     O cidadão pode também cadastrar mais de um CEP, desde que envie uma mensagem com CEP por vez, a partir daí, passa a receber alertas sempre que a Defesa Civil identificar uma situação de risco na área que abrange o CEP indicado.

    Com estimativa de alcançar 42 milhões de celulares ativos no Estado de São Paulo, o sistema desenvolvido pela Secretaria Nacional de Proteção e pela Defesa Civil está sendo implantado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP) com o objetivo de salvar vidas em casos de chuvas fortes, enchentes, deslizamentos, incidência de raios e outros fenômenos causados por eventos meteorológicos.
   A Defesa Civil informa que os alertas são curtos, com até 160 caracteres e visam apenas informar sobre um possível risco. Para mais informações ou orientações sobre como proceder conforme cada situação de alerta de risco, acesse o site www.defesacivil.sp.gov.br.

 

 

Riselda Morais

Jornais da ACRM – Fonte segura de informação!