Os benefícios da Natação

      A natação é um dos esportes mais completos, trabalha todo o corpo simultaneamente, aumenta a resistência, flexibilidade, força e tônus muscular além de promover um alongamento completo ao movimentar os braços, pernas e cabeça,a extensão de braços e pernas proporciona o alongamento do corpo de forma mais eficiente na água. São definidos quatro estilos na natação:  crawl ou nado livre, borboleta ou golfinho, peito e costas. Nas competições de nado medley, os nadadores devem nadar os quatro estilos na seguinte ordem: borboleta, costas, peito e crawl.
Fatores como melhora do condicionamento físico geral e fortalecimento muscular são vantagens já conhecidas da prática desse esporte. Mas além de relaxamento, existem outros benefícios da natação que você pode nunca ter imaginado!

  1. Coração: Os movimentos corporais de braços, pernas e tronco, associados ao trabalho respiratório na água, fortalecem a musculatura cardíaca, eliminando a gordura existente ao redor do coração, tornando esse órgão vital mais forte e diminuindo a incidência de doenças cardiovasculares, já que ocorre um aumento na capacidade de bombear sangue pelo corpo, estimulando também a circulação sanguínea, devido a pressão da água.
  2. Respiração: Por ser praticada em um ambiente úmido, a natação pode ajudar a reduzir e previnir os sintomas de asma. Também é responsável por fortalecer os músculos toráxicos, aumentando a elasticidade e o volume dos pulmões devido a prática de exercícios de respiração e ampliando a capacidade de absorver oxigênio.
  3. Articulações: A prática da natação é livre de impacto por ser praticada na água e permite que as articulações acompanhem o crescimento dos músculos, já que músculos maiores e mais fortes exigem tendões e ligamentos bem lubrificados, resistentes e agéis.Dessa forma ocorre o alívio de dores resultantes de artrose e fibromialgia, pois o esporte mantem as articulações soltas e flexíves.
  4. Autoestima: Nadar libera sensação de independência, segurança e liberdade, resultando em um conjunto de relaxantes mentais.Investigadores da Universidade da Carolina do Sul seguiram 40.547 homens e mulheres, com idades dos 20 aos 90 anos, durante 32 anos e descobriram que aqueles que nadavam tinham uma taxa de mortalidade inferior em 50% em relação a corredores, praticantes de caminhada e sedentários.
  5. Anti-stress: Para conciliar respiração e movimentos corporais, é necessário um grande nível de concentração. Um momento em que sua mente esta livre, pensando apenas no seu corpo, distanciando dos problemas do dia-a-dia. Esse processo também libera hormônios do bem-estar: as endorfinas, gerando sensações agradáveis e relaxantes. O som da respiração aliado ao som da água, age como um mantra em nosso subconsciente.
  6. Redução do risco de diabetes: Para diminuir os índices de diabetes, nada melhor do que os exercicios aeróbios. Um treino intenso de natação, pode queimar até 700kcal, reduzindo aproximadamente 10% o risco de contrair diabetes do tipo 2.
  7. Melhora do colesterol: Por ser uma atividade altamente aeróbia, cabe a natação conseguir balancear os níveis de colesterol no organismo, aumentando o nível do HDL, o colesterol bom! Além disso também consegue manter as nossas artérias saudáveis e renovadas.
  8. Controle do peso: A natação é uma dos melhores métodos de queima de calorias, manutenção e controle do peso. A queima de calorias depende da frequencia e intensidade do treino.
  9. Melhora da força e tonus musculares: Pelo fato da água ser 12  vezes mais densa do que o ar e o nadador ter que se propulsionar na água, ocorre um trabalho de resistência, que é o princípio básico da tonificação muscular e incremento de força.
  10. Super alongamento: Para nadar, o único equipamento que precisamos é nosso próprio corpo. Em cada braçada, ao estendermos o braço estamos promovendo um alongamento completo do corpo: desde a ponta do dedo da mão até à ponta do dedo do pé.

Riselda Morais

Jornais da ACRM - Fonte segura de informação!