No 15º Okinawa Festival a Vila Prudente recebe ação gratuita de prevenção ao câncer bucal

     No sábado 19/08 será realizado gratuitamente das 13 às 21h00, a Campanha Sorria para a Vida da ABCD no Centro Educacional Esportivo Vicente Ítalo Feola – Praça Haroldo Daltro – Vila Manchester – Vila Prudente, local do típico 15º Okinawa Festival, que tem também área de saúde e bem-estar e onde estará instalada a odontovan para atendimento gratuito de detecção precoce de câncer bucal e HPV à população.No sábado 19/08 será realizado gratuitamente das 13 às 21h00, a Campanha Sorria para a Vida da ABCD no Centro Educacional Esportivo Vicente Ítalo Feola – Praça Haroldo Daltro – Vila Manchester – Vila Prudente, local do típico 15º Okinawa Festival, que tem também área de saúde e bem-estar e onde estará instalada a odontovan para atendimento gratuito de detecção precoce de câncer bucal e HPV à população.
    O objetivo da ação é a prevenção do câncer bucal e HPV que tem entre os fatores de risco o tabagismo. O evento será realizado pela Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas (ABCD), Associação Paulista de Cirurgiões-dentistas (APCD), APCD Regional Vila Prudente, Conselho Regional de Odontologia (CRO-SP) e Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e de Laboratórios (Abimo), O Brasil registra cerca de 15.500 casos de câncer bucal anualmente, destes cerca de 5.500 pessoas morrem. 
     No mundo há 1 bilhão de fumantes e destes cerca de 6 milhões de pessoas perdem a vida anualmente. Cerca de 700 milhões de crianças são afetadas pelo fumo passivo.Para o presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas (ABCD), Silvio Cecchetto, a melhor maneira de tratar o câncer bucal é o diagnóstico precoce da doença, porque no estágio inicial há grande chance de cura e menos sequelas. É importante também a conscientização da população sobre os fatores de risco.
     A ABCD recomenda que se evite os fatores de riscos como fumo, bebidas (juntos potencializam o dano), maus hábitos alimentares e contatos sexuais desprotegidos, em todas as idades – jovens, adultos e idosos – expõem à contaminação pelo HPV, que causa vários tipos de cânceres.
     O HPV atinge hoje as faixas etárias, mas jovens e idosos estão mais expostos também pela contaminação do HPV por sexo desprotegido. O HPV é uma das causas importantes do câncer do colo do útero, orofaríngico, entre homens e mulheres. Este vírus ainda pode causar alguns cânceres de células escamosas da região cabeça e pescoço não-orofaríngica. Por estas razões, toda atenção é exigida e o cirurgião-dentista é o profissional capacitado para detectar estes casos, pois o HPV manifesta-se também na boca.
      O perfil dos pacientes com câncer de boca mudou nos últimos anos. A doença, que antes tinha uma incidência maior entre homens mais velhos, principalmente por causa do consumo de álcool e cigarro, agora está acometendo também homens jovens com idade entre 30 e 44 anos, adolescentes e idosos. Entre as mulheres, a doença também tem aumentado, especialmente nessas faixas etárias. O motivo é a maior exposição ao sexo oral sem proteção. Por isso é importante a vacinação contra o HPV desde cedo em meninos, bandeira levantada pela ABCD.Fumo passivo é injusto, mas acontece: já na gestação o feto pode ser prejudicado pelo ambiente em que há fumantes e, em outra etapa, bebês, crianças, jovens e idosos que convivem com tabagistas podem sofrer de inúmeras doenças causadas pela fumaça do tabaco, entre elas o câncer bucal.
      Exame em Odontovan – Em consultório instalado em odontovan e com a presença de cirurgiões-dentistas voluntários da ABCD serão feitos exames bucais gratuitos em pacientes para a observação de sintomas como dor, sangramento, dificuldade para engolir, ou qualquer ferida, úlcera na boca que não cicatrize rapidamente. No caso de lesões suspeitas o paciente será encaminhado para diagnóstico aprofundado e tratamento se for o caso, único modo de salvar vidas. O exame é rápido, não invasivo e indolor.
      CAMPANHA SORRIA PARA A VIDA – A Campanha Sorria para a Vida- Boca Esperta- Proteja sua Saúde Bucal é feita pela ABCD há quatro anos, como parte da campanha mundial da Federação Dentária Internacional (FDI), em mais de 200 países e representada oficialmente no Brasil pela ABCD. Chegam a 60 as ações realizadas pela ABCD desde 2014, com de 2.118 atendimentos, detecção de 1.101 lesões e com trabalho voluntário de 627 cirurgiões-dentistas voluntários.

 

Riselda Morais

Jornais da ACRM - Fonte segura de informação!