3º Batalhão de Choque da Polícia Militar completa 42 anos

Mágino Alves Barbosa Filho prestigiou o evento e entregou medalha ao secretário-adjunto da Segurança Pública

     O 3º Batalhão de Policiamento de Choque (3º BPChq) da Polícia Militar do Estado de São Paulo está completando 42 anos de existência. O secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, participou de solenidade em comemoração ao aniversário da unidade na manhã desta sexta-feira (11).
     O batalhão, que atualmente conta 530 PMs, é responsável pelo controle de tumultos e realização de escoltas, policiamento ostensivo com cães, entre outras atividades. A unidade desenvolve, ainda, diversos cursos e estágios que são ministrados tanto para policiais militares de outras unidades, quanto para corporações estaduais e federais.

“É muito importante reverenciar a excelência do trabalho dos integrantes deste batalhão do Choque. Eu fico muito feliz de estar hoje, aqui, na presença de amigos”, afirmou Mágino. “Vim aqui para cumprimentar e agradecer esta extraordinária tropa, que é uma referência nacional naquilo que faz”, completou.

    Durante o evento, foram entregues medalhas “Humaitá” a personalidades ou instituições que tenham prestado relevantes serviços ao batalhão. O secretário-adjunto da Segurança, Sérgio Turra Sobrane, e o chefe da Assessoria Policial Militar da pasta, coronel Joselito Sarmento de Oliveira Junior, que já comandou o 3º BPChq, foram agraciados com a condecoração.
    “É uma medalha muito importante na história da Polícia Militar, me sinto honrado e emocionado de ser lembrado e de ter colaborado de alguma forma para que todas as atividades do Comando de Choque continuassem a ser realizadas”, disse Sobrane durante o evento, que aconteceu na Vila Maria, zona norte da Capital.
     Criado em 1975, o 3º Batalhão de Policiamento de Choque incorporou o “Humaitá” ao nome em 2011, em homenagem ao coronel Raul Humaitá Villa Nova, oficial de cavalaria que se destacou em sua época, apesar de nunca ter atuado na unidade, cuja tropa atuou na Copa do Mundo de 2014. 
    O evento de aniversário também foi prestigiado pelo comandante-geral e o subcomandante da PM, coronéis Nivaldo Restivo e Mauro Ricciarelli, além do comandante do 3º BPChq, tenente-coronel Márcio Streifinger. Informações SSP/SP

Riselda Morais

Jornais da ACRM - Fonte segura de informação!